Qual invento foi importante na mudança das temáticas das pinturas do século XX? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
hwususujdjsjsjjdjsjjwisuwhqartagsb
Explicação:
preciso ganhar pontos
Resposta:
A primeira Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo, em 1922, após o fim da Primeira Guerra Mundial e o centenário da Independência do Brasil. No primeiro momento, a Semana teve um pouco do espírito de mostrar a independência e de como estavam conectados ao moderno.
O cenário artístico brasileiro vivia sobre fortes influências das vanguardas europeias. Nesse contexto, obras brasileiras estabeleciam profundo diálogo com a estética. O Brasil da época começava a se industrializar e os filhos da burguesia iam estudar na Europa.
O evento ocorreu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922. A Semana também foi marcante por integrar várias expressões artísticas, como: pintura, literatura, arquitetura, música e escultura, de modo que todas se influenciaram de alguma forma, e não focaram apenas na corrente literária, como geralmente se pensa.
Do fim do século XIX até a Semana de 22, o Parnasianismo era o movimento artístico e literário mais forte no Brasil. Importado da França, tal movimento tinha como algumas das suas características: o uso da norma culta, o ideal da arte pela arte e a ausência de qualquer compromisso social.
Mas, os artistas desse movimento começaram a sentir a necessidade de pensar a identidade brasileira em suas obras. Dessa maneira, o movimento artístico também buscava acabar com os preceitos artísticos vigentes na época, como o próprio Parnasianismo – descartando a ideia de formalismo e utilizando uma linguagem coloquial e cotidiana. Então, a ideia desse movimento no Brasil chegava ao fim.
Justamente por defender uma ideia muito progressista em relação a anterior, os artistas que puseram o seu trabalho na Semana de 22 foram vaiados durante o evento. A ousadia em inovar foi muito criticada pela camada mais conservadora da cena artística brasileira.
No meio das vaias, o escritor Ronald de Carvalho, que não participou fisicamente da Semana, declamou o poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira. O poema ridicularizava diretamente o movimento Parnasiano por ser tão preso às formas e vocabulários extremamente rebuscados.
Apesar da duração ter sido curta, essa semana teve um grande impacto. A partir dela, os artistas começaram a se reorganizar em um movimento de refletir a respeito da realidade.
Explicação: