Artes, perguntado por freitasevelyn67, 9 meses atrás

Qual influência do Casal Klauss para a dança contemporânea ? (ajudem pfvr!!!!!!)

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Respondido por soniciguin
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Resposta:

Klauss Ribeiro Vianna (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1928 – São Paulo, São Paulo, 1992). Preparador corporal, coreógrafo, professor, bailarino. Responsável por trazer estudos anatômicos para a sala de aula, busca compreender, por meio do corpo, o que seria “uma dança brasileira” – mote modernista de sua trajetória. É precursor dos entendimentos de Consciência/ Expressão Corporal, associados à materialidade do corpo.

Explicação:

Os primeiros registros de sistematização de seu trabalho são a pesquisa A Intenção dos Gestos (1985) e, sob coordenação de Marli Sarmento, o estudo Registro do Método Klauss Vianna para o Ensino da Técnica de Dança Contemporânea (1986). Em 1990, publica o livro A dança, com relatos de suas ideias e registros pessoais.

Respondido por cedory
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Resposta:Klauss Ribeiro Vianna (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1928 – São Paulo, São Paulo, 1992). Preparador corporal, coreógrafo, professor, bailarino. Responsável por trazer estudos anatômicos para a sala de aula, busca compreender, por meio do corpo, o que seria “uma dança brasileira” – mote modernista de sua trajetória. É precursor dos entendimentos de Consciência/ Expressão Corporal, associados à materialidade do corpo.

Começa a estudar balé clássico, aos 20 anos, na primeira turma da escola de Carlos Leite (1914-1955), que, em 1950, transforma-se no Corpo de Baile do Teatro Mineiro de Arte, conhecido como Ballet Minas Gerais. Klauss torna-se assistente de Carlos Leite. Como bailarino, atua de 1948 a 1954, quando desenvolve suas primeiras coreografias.

Entre 1949 a 1951, estuda balé com Maria Olenewa (1896-1965), na Escola Municipal de Bailados, em São Paulo. Na década de 1950, faz parte da “Geração Complemento” 1 e inicia trajetória híbrida entre dança e teatro.

Em 1952, Klauss abre sua primeira escola de Balé. No mesmo ano, publica o texto-manifesto "Pela Criação de um Balé Brasileiro" na Revista Horizonte 2. No texto, delineia-se a preocupação modernista que marca seu percurso. Em 1955, cria Cobra Grande, seu primeiro balé, em referência à obra Cobra Norato (1931), do poeta modernista Raul Bopp (1898-1984).

Em 1959, oficializa com sua parceira Angel Vianna o Ballet Klauss Vianna, encenando obras de cunho modernista. A companhia recebe o Grupo de Teatro Experimental 3 em residência.

Depois de ministrar um curso de férias na instituição, em 1962, Angel e Klauss recebem o convite para integrar o corpo docente na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba) 4. O casal cursa Anatomia Aplicada ao Movimento, com o renomado professor Antonio Brochado e permanece na instituição até 1965.  

Klauss muda-se para o Rio de Janeiro e atua como professor de balé na Escola Municipal de Bailados até 1977 e em outros importantes estúdios e escolas na capital carioca.

No final dos anos 1960 e início dos 1970, no Rio de Janeiro, é responsável por coreografar, fazer a preparação corporal, atuar e dirigir peças teatrais, pelas quais recebe vários prêmios.

Neste período, os termos Consciência/ Expressão Corporal difundem-se, e Klauss ministra cursos em universidades e instituições culturais. Os estudos anatômicos transformam as nomenclaturas de suas aulas e tornam-se um legado para cursos de danças posteriores, nos quais músculos, ossos e funções do corpo humano passam a ser tratados. A assimilação dos estudos anatômicos ao ensino da dança se dá paralelamente ao crescimento da Educação Somática 5 .

Em 1975, ao lado de Teresa D’Aquino e Angel Vianna, Klauss funda o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação, conhecido como “Corredor Cultural do Rio de Janeiro” 6. No mesmo ano, ele e a parceira criam o grupo Teatro do Movimento, atuante até 1980 e marco da história da dança no Brasil.

Entre 1976 e 1978, o coreógrafo coordena a Escola Martins Pena, com o ideal de gerir uma “escola aberta”, proposta que o acompanha ao longo da vida. Entre 1978 e 1980, dirige o Instituto Estadual das Escolas de Arte do Rio de Janeiro.

Em 1981, muda-se para São Paulo e é convidado a dirigir a Escola Municipal de Bailados. No mesmo ano, assina a preparação corporal do espetáculo Clara Crocodilo, trabalho simbólico da cena independente paulistana da época, e leciona em diversas escolas e estúdios. Entre 1982 e 1983, assume a direção do Balé da Cidade de São Paulo, no qual cria o Grupo Experimental, núcleo que propõe, no contexto de uma companhia oficial, possibilidades de investigação do movimento. Em toda a vida, o artista se encontra na fronteira entre duas tradições: uma marcada pela dança institucional e outra, pela cena independente.

Os primeiros registros de sistematização de seu trabalho são a pesquisa A Intenção dos Gestos (1985) e, sob coordenação de Marli Sarmento, o estudo Registro do Método Klauss Vianna para o Ensino da Técnica de Dança Contemporânea (1986). Em 1990, publica o livro A dança, com relatos de suas ideias e registros pessoais.

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