qual importância das proteínas para organismo
Soluções para a tarefa
Explicação:
A proteína é um nutriente indispensável, pois funciona como matéria prima para nosso organismo, atuando na construção de massa magra e manutenção das nossas funções fisiológicas e metabólicas. São encontradas em todas as estruturas do nosso corpo e, a partir delas, construímos músculos, tecidos, cabelo, unha, hormônios, anticorpos e outras estruturas celulares. Além disso, promovem maior sensação de saciedade após a ingestão e auxiliam no controle do apetite, contribuindo para o processo de emagrecimento.
Garantir o aporte ideal de proteínas na dieta pode não ser tarefa fácil para quem vive na correria, uma vez que os alimentos proteicos são, em sua maioria, perecíveis e requerem refrigeração, como leite, queijos, iogurtes e carnes e a maioria das pessoas negligencia a existência das proteínas provenientes de alimentos vegetais. Na correria do cotidiano, essa situação acaba dificultando o consumo de alimentos fontes de proteína nas refeições intermediárias feitas fora de casa. Por conta disso, a maioria das pessoas aposta apenas em alimentos energéticos, os carboidratos, pela facilidade de transporte, como biscoitos, barras de cereais, frutas, sucos de caixinha, entre outros. Porém, precisamos de um aporte equilibrado entre carboidrato e proteína ao longo de todo o dia, garantindo energia, matéria prima, nutrição adequada e apetite controlado. Como as proteínas, em geral, levam mais tempo para serem digeridas em comparação aos carboidratos, ao associarmos esses dois grupos de alimentos, evitamos picos e quedas bruscas de glicemia, que geram fome, fraqueza cansaço e diminuição metabólica.
Uma forma prática e efetiva de aumentar o aporte proteico nas refeições intermediárias é a utilização de suplementos proteicos em pó. Como esses produtos não necessitam refrigeração, podem ser transportados na bolsa, na mochila ou guardados na gaveta do escritório. Quando combinados com um suco, uma fruta ou outra opção de carboidrato de sua preferência, proporcionam uma refeição intermediária equilibrada onde quer que você esteja. Porém, o consumo de suplementos proteicos deve ser feito com supervisão de uma nutricionista, que adequará as quantidades conforme sua necessidade.