Biologia, perguntado por mayara2004p69fil, 1 ano atrás

qual importância da segunda lei de Newton?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarcelinhoH21
10
A segunda lei de Newton é expressa pela fórmula : F(força) = M(massa) x A(aceleração).Sendo assim,é importante para se estabelecer a relação entre massa,aceleração e força,o que é muito importante no processo da construção de veículos por exemplo.

mayara2004p69fil: Obrigada!
dpetersilvap7ntyq: Essas leis foram feitas mais para engenheiros, físicos e inventores poderem criar as coisas todas que a socidade moderna desfruta, também de darem uma compreensão melhor do universo e como ele funciona para as pessoas em geral.
mayara2004p69fil: Obrigada!
Respondido por roesedecastilho
4
Essa lei foi muito importante para o desenvolvimento da ciência. Até então, a lua era uma parte do céu e viagens espaciais não eram sequer cogitadas. Imagine o tamanho do tanque de combustível de uma nave para alcançar outro planeta? Ora, com esta lei bastava levar a nave fora da atmosfera, impulsioná-la na direção do planeta... e pronto. Ela percorreria todo o trajeto, em linha reta e com velocidade constante sem necessitar de uma única gota de combustível. 

Ainda hoje muitas pessoas não compreendem a natureza das coisas. Não assimilam a primeira lei de Newton. Pensam que nem Aristóteles: o repouso é o estado natural de um corpo e o "parar naturalmente" o levará mais cedo ou mais tarde a este estado. Isso ocorre por que vivemos em um mundo cheio de forças: atrito, resistência do ar, gravidade, enfim, forças da natureza. Mas não se deixem enganar: os corpos não param ou mudam de direção "naturalmente". É preciso de uma força para isso. Como tais forças são corriqueiras em nosso planeta, você sequer às repara. Mas elas existem e mudam a quantidade de movimento de um corpo. 

Importante ressaltar o termo "ausência de forças". Isto quer dizer que a força resultante atuando no corpo é nula. Como se não existissem, pois elas se cancelam. Imagine uma tora de madeira flutuando rio abaixo, com velocidade constante e em linha reta. Imagine também dois canoeiros que flutuam em suas canoas paralelamente à tora e em lados opostos, cada qual com uma corda amarrada na madeira e puxando-a para si com a mesma força. As forças se cancelam e a tora continua sua trajetória sem tomar conhecimento delas. Literalmente a tora desconhece as forças. Com ou sem forças a tora percorreria exatamente o mesmo caminho. Dizemos que a tora se encontra em equilíbrio e, se estiver em movimento com velocidade constante e em linha reta, assim continuará. Se estiver em repouso, assim continuará. Talvez os canoeiros se aproximem simultaneamente da tora, mas isto não faz nenhuma diferença É como se fosse uma corda única ligando diretamente os canoeiros entre si.

mayara2004p69fil: Obrigada!
Perguntas interessantes