Qual Histooria Da Web ? <3
Soluções para a tarefa
O Gopher foi um sistema de recuperação de informação usado no início dos anos 90, oferecendo um método de entrega de menus de links para arquivos, recursos de computadores e outros menus. Estes menus puderam atravessar as fronteiras da computação atual e usar a Internet para obter menus de outros sistemas. Eles foram muito populares com universidades que buscavam oferecer informação dentro do campus e grandes empresas procurando centralizar o armazenamento e gerenciamento de documentos.
O Gopher foi criado pela Universidade de Minnesota. Em Fevereiro de 1993, ela anunciou que começaria a cobrar taxas de licença pelo uso de sua referência de implementação do servidor Gopher. Como consequência, muitas empresas começaram a buscar alternativas ao Gopher.
A Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN), na Suiça, tinha uma alternativa. Tim Berners-Lee estava trabalhando em um sistema de gerenciamento de informação, no qual o texto poderia conter links e referências para outros trabalhos, permitindo o leitor a pular rapidamente de um documento para outro. Ele havia criado um servidor para publicar este tipo de documento (chamado hipertexto) bem como um programa para lê-lo, que ele havia chamado de “WorldWideWeb”. Este software foi lançado em 1991, entretanto, ele teve dois eventos que causaram sua explosão em popularidade e a eventual substituição do Gopher.
Em 20 de Abril de 1993 o CERN lançou o código-fonte do WorldWideWeb em domínio público, então qualquer um poderia usar ou construir algo sobre o software sem nenhuma taxa.
Então, mais tarde no mesmo ano, o Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA) lançou um programa que combinava um navegador web e um cliente Gopher, chamado Mosaic. Ele estava disponível originalmente apenas para máquinas Unix e em forma de código-fonte, mas em Dezembro de 1993 saiu uma nova versão do Mosaic que podia ser instalada em Apple Macintosh e Microsoft Windows. O Mosaic viu sua popularidade aumentar rapidamente, e junto com ele a Web.
O número de navegadores disponíveis aumentou drasticamente, muitos criados por projetos de pesquisa em universidades e empresas, como a Telenor (uma empresa de comunicações Noroeguesa), que criou a primeira versão do navegador Opera em 1994