Geografia, perguntado por manuelaandressa2, 11 meses atrás

qual foram os conflitos do oriente médio? e o que aconteceu?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliapimenta9
1

Praticamente todos os atuais conflitos regionais do Oriente Médio estão relacionados, de alguma forma, aos desenvolvimentos políticos do pós Segunda Guerra Mundial.
Para entender melhor, veremos os seguintes tópicos nesse artigo:

Conflitos no Oriente Médio: causas;

Quando começaram os conflitos no Oriente Médio;

Conflitos Oriente Médio: resumo;

Principais conflitos no Oriente Médio  pós-Guerra Fria;

Como estão os conflitos no Oriente Médio atualmente.

Pois é, a lista de conflitos é longa, então vamos logo ao que interessa.

Conflitos no Oriente Médio: causas

Em primeiro lugar, vamos falar apenas das causas dos conflitos mais recentes, que são os mais importantes para entender os problemas atuais da região.
Sendo assim, existem três pontos que você precisa ter em mente quando se trata de guerras e conflitos no Oriente Médio:

A criação do Estado de Israel, em 1948;

A Guerra Fria, ou o embate entre capitalismo e comunismo;

A divisão interna do Islã, entre sunitas e xiitas.

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, a Europa tinha milhões de refugiados, muitos deles, judeus perseguidos pelo regime nazista.
Entre as várias ideias da época sobre como resolver o problema do ódio aos judeus, estava a criação de um Estado judeu (Estado de Israel). Isso aconteceu em 1948, com o apoio das Nações Unidas.
Assim, de um lado, os judeus passavam a ter o próprio país , mas de outro, este território seria criado no Oriente Médio.
Isso contribuiu para que muitos árabes e muçulmanos passassem a ver os judeus como invasores e, para piorar, a partir dos anos 1950, Estados Unidos e União Soviética passaram a disputar a hegemonia global.
Este período, conhecido como Guerra Fria, durou até o final dos anos 1980 e também contribuiu para adicionar pitadas de pólvora no Oriente Médio.
As duas potências imperialistas financiavam governos ou grupos rebeldes, dentro de cada país da região, conforme seus interesses particulares.
Além disso, também há uma divisão interna ao Islã, caracterizada por dois entendimentos diferentes da religião (sunitas e xiitas).
Perguntas interessantes