História, perguntado por Fernandaa2019, 1 ano atrás

Qual foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?

Soluções para a tarefa

Respondido por Very99
10
Um confronto armado de tamanha dimensão territorial e destrutiva no mínimo deixa graves consequências ao chegar ao fim. Com a corrida armamentista já instalada a guerra só proporcionou o forte desenvolvimento de armamento militar, como tanques, aviões e bombas. Nos danos causados à população pode-se citar que nove milhões de pessoas, entre civis e militares com idade entre 20 e 40 anos, foram dizimadas e o número de feridos atingiu a marca dos inacreditáveis 30 milhões.

A guerra não só arrasou a Europa como criou uma taxa assombrosa de desemprego por conta da completa falta de estrutura no continente devido aos longos combates, o que gerou uma crise financeira também alavancada pelos gastos exorbitantes de cunho militar.

A Itália ficou ao lado dos vencedores, contudo frustrou-se com o não recebimento dos ganhos materiais esperados e a Alemanha, como derrotada, sofreu uma série de sansões e penalidades instituídas pelo Tratado de Versalhes o que a deixou com um forte sentimento de revanche. Tanto Itália como Alemanha ficaram expostas à dominação dos regimes extremamente nacionalistas e a expansão militar, provocados pela sua degradação e estado de declínio o que as deixava vulnerável. Mais tarde seria fortalecido seu nacionalismo que chegaria ao nível de xenofobia, aversão a tudo que é estrangeiro.

Com o declínio europeu os Estados Unidos expandiram seus mercados e emergiram como potência mundial tomando uma posição de destaque no cenário político e militar mundial. A Primeira Guerra, embora não tenha gerado literalmente a Revolução Russa de 1917, criou um desequilíbrio político interno no país devido às primeiras derrotas sofridas pelo seu exército para a Alemanha.

Perguntas interessantes