qual foram as características e os principais artistas do movimento chamado Tropicália
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro originado da sua cultura, principalmente da sua música. Surgiu no final da década de 1960 e teve como nomes os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes e vários outros.
O movimento que, entre outros motivos, surgiu por conta da repressão da Ditadura Militar do Brasil, foi muito criticado. Pessoas que eram opostas ao Tropicalismo diziam que as letras das músicas não tinham posicionamento contra a política da época.
Porém, para o movimento, a ideia era justamente fugir das formas de protestos tradicionais, com letras claramente críticas. Através de roupas e letras mais leves, e muitas vezes debochadas, os tropicalistas buscavam a mudança da sua forma.
O Tropicalismo surgiu através de artistas que se apresentavam em programas de músicas da Rede Globo e da TV Record. Mas foi em um evento, realizado no ano de 1967, que o movimento ganhou força.
Durante o 3º Festival de Música Popular Brasileira, realizado pela TV Record, Caetano Veloso interpretou a canção "Alegria Alegria" e, em seguida, Gilberto Gil e Os Mutantes cantaram juntos "Domingo no Parque".
As apresentações foram tão emblemáticas que no ano seguinte o festival foi realizado totalmente com artistas tropicalistas. Em julho desse ano também foi lançado o álbum Tropicalia ou Panis et Circencis, que reunia diversos nomes do Tropicalismo, como Torquato Neto, Rogério Duprat, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes.
A Tropicália surgiu e recebeu esse nome com a influência do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, a partir de uma obra de Hélio Oiticica. Mas foi em 5 de fevereiro que o jornalista Nelson Motta escreveu o texto "A Cruzada Tropicalista".
O texto foi publicado pelo jornal Última Hora e acabou batizando o movimento. O nome começou a ser usado por jornalistas e logo os tropicalistas assumiram a identidade.