História, perguntado por jpgamesforce, 1 ano atrás

qual foi uma das melhores descoberta do povo persa

Soluções para a tarefa

Respondido por lleandraddiniz
0
O Irã tem uma longa história nos domínios da arte, música, arquitetura, poesia, filosofia e ideologia. Em certa época, a cultura iraniana predominou no Oriente Médio, de tal forma que o persa era considerado a língua da intelectualidade durante a maior parte do segundo milênio d.C. 

Quase todas as obras filosóficas, científicas ou literárias dos impérios islâmicos foram escritas em (ou traduzidas para o) persa, tanto quanto em árabe. A conquista islâmica da Pérsia durante a primeira metade do século VII deu início a uma síntese das línguas árabe e persa. Por volta do século X, esta difusão cultural fazia antever o desaparecimento do idioma persa nativo, pois muitos escritores, cientistas e acadêmicos persas preferiam escrever na língua do Alcorão (árabe). Esta situação levou Ferdusi a redigir o Shâh Nâmâ ("livro dos reis"), o épico nacional iraniano, exclusivamente em persa, o que permitiu o forte ressurgimento da identidade nacional iraniana e é responsável, em parte, pela perservação do persa como língua independente. 

A tradição literária iraniana é rica e variada, embora o mundo não esteja familiarizado com a poesia persa. O mais famoso dos poetas do Irã é Rumi, embora muitos iranianos considerem Saadi tão influente quanto aquele. Ambos eram praticantes do Sufismo e são citados pelos iranianos com tanta freqüência quanto o Alcorão. 

O cinema continua a florescer no Irã, e muitos diretores têm sido reconhecidos pelo seu trabalho. Um dos mais conhecidos diretores é Abbas Kiarostami. A mídia no Irã é controlada direta ou indiretamente pelo Estado e deve ser aprovada pelo Ministério da Orientação Islâmica antes de ser publicada. O Estado também monitora a internet, altamente popular junto à juventude iraniana. O Irã é hoje o quarto maior país em número de blogueiros. 

A busca da justiça e da eqüidade sociais é um traço importante da cultura iraniana. O Cilindro de Ciro é considerado por muitos a primeira declaração de direitos humanos do mundo e formou a base do governo da dinastia aquemênida. A igualdade entre os sexos também tem um precedente histórico no país: desde as dinastias aquemênida e sassânida, encorajava-se as mulheres a estudar; elas podiam ter propriedades, influenciavam os assuntos de Estado e trabalhavam. Atualmente, as mulheres constituem mais da metade das novas turmas universitárias no Irã. O respeito aos mais velhos e a hospitalidade para os estrangeiros também formam parte integral da etiqueta iraniana. 

O Ano Novo iraniano (Noruz) é celebrado em 21 de março, como o primeiro dia da primavera. 

jpgamesforce: obrigado pela resposta
lleandraddiniz: De nada
Perguntas interessantes