Qual foi o principal modelo adotado pelo brasil durante o processo de industrialização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Explicação:
Trata-se do modelo de industrialização tardia.
Isso ocorre porque o Brasil só aderiu ao processo global de industrialização a partir da década de 1940. Por conta de tal fato, o nosso país é conhecido por ser um país que se industrializou de forma bem tardia.
Seguem duas grandes características do processo de industrialização brasileiro:
1ª) industrialização puxada pelo governo - que criou empresas governamentais importantes, como a Petrobras (em 1953);
2ª) concentração do potencial industrial - por conta de questões políticas e da abundância de recursos naturais, a Região Sudeste do país foi pioneira no processo de industrialização brasileiro.
Aprenda mais sobre o tema processo de industrialização brasileiro em:
https://brainly.com.br/tarefa/11644452
Sucesso em sua jornada!