Pedagogia, perguntado por evelainerodrigues, 6 meses atrás

Qual foi o principal cantor orfeonico no brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por jonesCleiton
3

Resposta:

O principal representante do canto Orfeonico no Brasil foi

Heitor Villa-Lobos

Explicação:

O principal representante do canto Orfeonico no Brasil foi

Heitor Villa-Lobos foi convidado a assumir um cargo público na Superintendência Educacional e Artística (SEMA) e, graças a este órgão, teve a oportunidade de implantar seu projeto de educação musical, baseado na prática de canto orfeônico, de modo a torná-la disciplina obrigatória no currículo das escolas de ensino ...

Respondido por andriamnunes
0

Resposta:

Canto Orfeônico no Brasil

No Brasil, essa prática havia sido realizada desde o início do século XX, quando João Gomes Júnior formou um orfeão de normalistas na Escola Normal de São Paulo (futuro Instituto Caetano de Campos e, em seguida, Fábio Lozano desenvolveu a prática entre as normalistas da cidade de Piracicaba, no interior paulista, tendo grande influência sobre Heitor Villa-Lobos em seu projeto de inclusão da educação musical na escola. O maestro João Batista Julião também ajudou a difundir essa atividade, criando o Orfeão dos Presidiários na Penitenciária Modelo de São Paulo.

Em 1931, Villa-Lobos foi convidado por Anísio Teixeira, à época superintendente do ensino público do Distrito Federal, a ocupar o cargo de diretor do ensino artístico da prefeitura do Distrito Federal. Dessa forma, o ensino da disciplina "canto orfeônico foi instituído como obrigatório no então Distrito Federal, medida que em seguida foi ampliada para todo o território nacional, com a Reforma Capanema (Leis Orgânicas do Ensino), que instituiu o canto orfeônico como parte do currículo escolar durante os quatro anos do primeiro ciclo e os três anos posteriores do segundo ciclo, com a denominação "música e canto orfeônico". Pelo decreto, n. 19.941, de 30 de abril de 1931, o canto orfeônico tornava-se matéria obrigatória do currículo do ensino secundário no país; já o decreto n. 24.794, de 14 de julho de 1934, estabelecia a obrigatoriedade do ensino do canto orfeônico em todos os estabelecimentos escolares, estendendo-se, também, ao ensino primário, em esfera federal.

Espero ter ajudado, bons estudos !!

Perguntas interessantes