Qual foi o papel do cinema de Hollywood na difusão dos padrões de beleza?
Soluções para a tarefa
“Esse conceito está atrelado ao consumo e a um padrão de família, de beleza, de gênero e de regras do que você tem que ter e ser para ser bem-sucedido”, explica o psicanalista Paulo R. F. Cunha, coordenador e professor do curso de Comunicação Social da ESPM e autor do recém-lançado American Way of Life: Consumo e Estilo de Vida no Cinema dos Anos 1950 (ed. Intermeios). Ou seja através das telas, eles transmitem comportamentos, modos, estilos, culturas e acabamos por ser influenciados, as vezes não percebemos, mas se pararmos para observar vemos que a maiorias das roupas de marcas que usamos vem de lá, muitas vezes por influência.
Depois da Segunda Guerra, uma nova liderança mundial se ergueu sobre os escombros de uma Europa completamente destruída. E não tardou para que os Estados Unidos se tornassem, além de potência bélica, um modelo de sociedade a ser seguida, o padrão do sucesso.
Não à toa, o cinema de Hollywood da década de 1950 passou a ser visto como um dos meios ideais para propagar ideias e comportamentos de uma sociedade em ascendência — uma maneira de dominação mais branda do que a militar.