Qual foi o papel da guarda nacional após a instauração da República Bahiense em Salvador pelos sabinos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
64
Resposta:
Durante o período regencial, observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder. Ao manter a estrutura política centralizadora do governo imperial, os regentes apenas eclodiram a forte insatisfação que se dirigia contra o autoritarismo da época. Vale ainda lembrar que, nessa mesma época, os quadros do exército brasileiro eram bastante limitados e não poderiam controlar todas as situações de conflito.
Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.
Para formar esse novo braço armado, as autoridades oficiais estipularam que todo o brasileiro, entre 21 e 60 anos de idade, que tivesse amplos direitos políticos, deveria compor os quadros dessa instituição. Ao limitá-la somente aos chamados “cidadãos ativos” (eleitores e elegíveis), o governo excluía qualquer possibilidade de participação de pessoas de origem popular. De fato, temos aí um claro indício de quais interesses a Guarda Nacional deveria verdadeiramente assegurar.
SIM!, EU PESQUISEI PARA DAR UMA RESPOSTA MELHOR, OK?
ESPERO TER AJUDADO VCS
Respondido por
13
Resposta:
A Guarda Nacional serviu como severo instrumento de repressão contra os rebeldes.
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás