História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Qual foi o órgão mais atuante de repressão do periodo militar?

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclararahman9
1

A boca, pois era uma época de sensura onde nada poderia falar mal do governo

Respondido por isaisas2pel3bh
1

Apesar da sua pergunta não ser muito clara, o orgão mais atuante de represão na ditadura militar foram os proprios militares;

"Os militares no poder procuraram sempre atuar a partir de uma “legalidade autoritária”. Mas para combater qualquer um que contestasse o regime mais diretamente, os chamados “subversivos”, não deveria haver limite jurídico, ético ou moral. Assim, principalmente a partir de 1968, o Estado brasileiro patrocinou uma repressão ao mesmo tempo legal e ilegal, baseada em censura, vigilância, tortura sistemática, prisões ilegais e desaparecimentos."

Também era muito conhecido o "DOI-CODI" ;

"Audima.

DOI-CODI é uma sigla utilizada para se referir aos Destacamentos de Operação Interna (DOI) e aos Centros de Operações e Defesa Interna (CODI), órgãos criados no contexto da ditadura militar que vigorou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

Os DOI eram subordinados aos CODI, motivo que leva alguns historiadores a utilizarem a expressão CODI-DOI. Esses órgãos foram criados a partir da institucionalização da Operação Bandeirante (OBAN), que tinha como objetivo garantir a segurança nacional a partir do controle das informações e da repressão aos opositores do regime militar. A OBAN resultou na integração de órgãos das Forças Armadas e das polícias federais, estaduais e da Polícia Militar (PM), além de contar com a atuação do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Financiada por empresários nacionais e internacionais, a OBAN funcionou de forma extraoficial e, por isso, teve amplo espaço para burlar a legislação vigente e praticar torturas e prisões indevidas sem sofrer punições legais." -  

Com todo esse processo, Esse conjunto de ações surgiram durante o ano de 1969 "ANOS DE CHUMBO", onde a maquina de repressão estava em pleno vapor, perseguindo estudantes universitários, censurando a mídia, operando o fechamento de instituições da oposição e reprimindo as manifestações trabalhistas. Para garantir a ampla atuação, foram criados em nas principais cidades dos estados brasileiros centros de tortura e aprisionamento ilegal.

Perguntas interessantes