História, perguntado por leohsgvs, 1 ano atrás

qual foi o objetivo do marquês de Pombal?

Soluções para a tarefa

Respondido por dalvimarcantan
20

As reformas político-econômicas administrativas, educacionais e eclesiásticas empreendidas por Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), o Marquês de Pombal, tiveram início com a missão de reconstruir Lisboa, após o terremoto de 1755. Desta empresa, Pombal saiu fortalecido para implementar reformas em várias áreas do estado português.
O ambiente intelectual em Portugal no século XVIII permitia debates intensos sobre questões fundamentais ligadas à filosofia e à educação.
Em Portugal, os jesuítas tinham o direito exclusivo de ensinar latim e filosofia no Colégio de Artes, a escola preparatória obrigatória para ingresso nas faculdades de teologia, leis canônicas, leis civis e medicina na Universidade de Coimbra. A única outra universidade de Portugal, a de Évora, era uma instituição jesuítica. No Brasil, os colégios jesuíticos eram as principais fontes para a educação secundária. E no que restava do império de Portugal na Ásia haviam sido a força dominante desde os primórdios da expansão portuguesa no Oriente, sendo que alguns deles chegaram a ser mortos no cumprimento da missão evangelizadora.

As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais:
Trazer a educação para o controle do Estado,
Secularizar a educação
Padronizar o currículo.
Perguntas interessantes