Química, perguntado por fofamillena6, 1 ano atrás

qual foi o motivo do cisma que separou a igreja católica apostolica romana e a igreja catolica ortodoxa no seculo xi

Soluções para a tarefa

Respondido por renanlopesamaro
10
A Igreja Católica, desde o Império Romano, e também durante a Idade Média, possuía duas sedes principais, sendo que uma, localizada em Roma, representava o Ocidente, e a outra, localizada em Constantinopla, representava o Oriente. Entre as duas partes, durante o Império Romano, ficou acordado que a capital seria Roma, mas mesmo concordando, o Oriente guardou alguns ressentimentos quanto ao outro lado, pois havia algumas exigências jurídicas marcantes que os papas faziam.
> Leão IX, papa de 1048 até 1054, teve as determinações mais marcantes, cujos seguidores decidiram manter mesmo após o fim de seu papado. O lado Ocidente se opunha, também, ao sistema que o Oriente assumia de subordinar-se a um chefe secular. Outro fator determinante para a Cisma do Oriente foi que, ainda durante o Império Romano, Fócio, patriarca, condenou a inclusão de filioque no Credo da Cristandade Ocidental acusando-os de heresia. Essa foi a primeira ruptura entre o Ocidente e o Oriente. <
Com essas e outras desavenças entre as duas igrejas, foram gerados mais conflitos ideológicos. No ano de 1054 aconteceu a divisão que ficou conhecida como Cisma do Oriente, que dividiu a Igreja que era chefiada pelo Papa, em Roma, da que era chefiada pelo patriarca, em Constantinopla.


Perguntas interessantes