História, perguntado por PedroVinicius00, 9 meses atrás

Qual foi o legado sócio-politico- econômico do ciclo do açúcar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eliabemoraes23
0

Resposta:

As exportações de açúcar representaram o eixo econômico da colônia, no período que se estende do século XVI, até o final do século XVIII. Sendo assim, o ciclo açucareiro deixou profundas marcas sobre a organização e o funcionamento da economia brasileira, inclusive até os dias atuai s. Em primeiro lugar a monocultura exportadora da cana-de- açúcar exigia o cultivo em larga escala, razão pela qual as fazendas ocupavam extensas áreas do território colonial. Deu -se início nessa época, portanto, a uma forma de apropriação de terr as caracterizada pela existências de propriedades fundiárias.

Respondido por eduardospagnolo
0

O legado sócio-político-econômico do ciclo do açúcar é caracterizado pelo sistema Plantation.

Plantation

O sistema Plantation foi perpetuado pelo sistema de colonização que foi adotado no Brasil. O sistema de colonização no Brasil foi o modo de colonização de exploração, seu objetivo era unicamente a produção de uma matéria-prima para abastecer o mercado europeu.

Para isso foi utilizado o plantation, que consistia em quatro características:

  • Mão de obra escrava
  • Monocultura
  • Latifúndio
  • Mercado Consumidor Externo

Com o sistema do plantation, foi amplamente explorada a mão de obra escrava africana, dando início ao tráfico negreiro. Estima-se que mais de 4 milhões de africanos foram raptados da África com destino às colônias portuguesas no Brasil.

A produção dos latifúndios até hoje é um grande problema que interfere na questão social do Brasil, onde houve a má distribuição de terras ocorrendo o monopólio dessas terras por uma classe dominante.

Saiba mais sobre "Ciclo do Açúcar" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39095113

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes