História, perguntado por kkkajsj, 6 meses atrás

qual foi o impacto da tecnologia, dos alimentos e das doenças europeias na América.

POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellaaraujo2010i
0

Resposta:Uma das principais consequências das grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI foi a criação de um grande mercado mundial de troca de diversos bens produzidos em diversos locais do planeta. O processo de criação deste mercado, que se iniciou com a chegada de Cristóvão Colombo à América, teve outras consequências além das trocas comerciais. No aspecto biológico, as viagens realizadas após o feito de Colombo alteraram significativamente hábitos de alimentação, produção agrícola, utilização dos espaços geográficos e também a saúde das pessoas.

Essas informações podem ser encontradas nos trabalhos de Alfred W. Crosby, que criou o termo Intercâmbio Colombiano, e de Charles C. Mann, em seu livro 1943: Como o intercâmbio entre o Novo e o Velho Mundo moldou os dias de hoje, que tratam das consequências desencadeadas pela criação de uma rede de mercado entre vários pontos do globo terrestre.

No aspecto alimentar, o envio de vegetais cultivados e originários da América para serem produzidos na Europa, na Ásia e na África alterou os hábitos alimentares das populações destas regiões, criando em muitos casos uma estabilidade alimentar, proporcionando novos alimentos a serem cultivados e consumidos por essas populações, cujos esforços para sua produção poderiam ser menores.

Exemplos podem ser encontrados com a produção de batata, milho e batata-doce, que alterou a alimentação de europeus e asiáticos, e que, no caso dos chineses, pode ter proporcionado um expressivo crescimento populacional. Na África, a difusão do milho e da mandioca também gerou uma estabilidade alimentar semelhante à da Europa e da Ásia. Entretanto, isso não significou necessariamente o fim da fome entre essas populações, mas se passou a cultivar novos alimentos, o que teria melhorado à situação em relação ao período em que esses alimentos não eram produzidos. Essas foram alterações alimentares e agrícolas proporcionadas pelas viagens de Colombo.

Mas a chegada do navegador genovês à América proporcionou aos nativos do Novo Continente o contato com uma infinidade de micro-organismos que não eram conhecidos por eles. O exemplo mais marcante foi a varíola, que era inexistente no continente americano e foi trazida junto aos europeus. O resultado foi o extermínio da população ameríndia através de doenças, mais do que em decorrência das guerras. O desconhecimento das causas das doenças fazia com que os indígenas não isolassem os doentes para, assim, evitar o contágio dos demais habitantes de uma aldeia. Como não sabiam que os micro-organismos eram transmitidos também pelo ar, quando uma aldeia era infectada, a doença se alastrava, levando parte dos habitantes a buscar refúgio em outra aldeia, disseminando as doenças e as mortes.

 

Explicação:

Perguntas interessantes