qual foi o grande motivo das migração na idade moderna(1453-1789)nós séculos xv e XVI
Soluções para a tarefa
Explicação:
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789. O fato é que nesse espaço de tempo houve uma enorme transformação, não apenas do continente europeu, mas de todo o globo terrestre
Resposta:
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789. O fato é que nesse espaço de tempo houve uma enorme transformação, não apenas do continente europeu, mas de todo o globo terrestre.
A expansão marítima europeia, proporcionada pela formação dos Estados Modernos Europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda, provocou a descoberta e integração com o chamado “Novo Mundo”, o continente americano. Esse acontecimento é um dos mais importantes da história da humanidade e está no centro dos conteúdos relativos à Idade Moderna.
Ainda em se tratando do processo de expansão marítima das nações europeias, temos a montagem do sistema colonial e do mercantilismo como modelo econômico hegemônico. Fatores como metalismo, balança comercial favorável e monopólio exclusivo da metrópole sobre suas colônias integravam esse sistema.
Não obstante, a organização das culturas e civilizações nativas do continente americano e a formação da sociedade colonial, seja na América Espanhola, Portuguesa ou Anglo-Saxônica (e Francesa), também compõem os conteúdos de Idade Moderna, apesar de integrarem seções especiais didaticamente separadas, como
Associados a esses conteúdos, temos outros, como a formação do Absolutismo na Europa, isto é, o modelo político que se estruturou como resposta às guerras civis religiosas que se desencadearam após a Reforma Protestante, iniciada em 1517 com as 95 teses de Martinho Lutero; o Humanismo Renascentista, que edificou, entre os séculos XV e XVI, boa parte das ideias modernas, como o antropocentrismo; e o Renascimento Científico, que, associado ao humanismo, também está na base da modernidade
A ciência moderna, ao contrário do saber científico da Antiguidade e da Idade Média, passou a ser eminentemente técnica, isto é: o desenvolvimento da ciência passou a depender de um aparato tecnológico que a sustentasse. Os reflexos disso, como as noções de progresso e de aceleração do tempo, podem ser vistos de forma patente hoje em dia.
Esta seção de Idade Moderna ainda oferece outros conteúdos, como as revoluções políticas burguesas, isto é, as transformações políticas que a burguesia levou a cabo progressivamente, a começar pela onda de revoluções que se sucedeu na Inglaterra, no século XVII, que é chamada comumente de Revolução Inglesa; e também aquilo que seria a base estrutural do capitalismo moderno, a Revolução Industrial.
Além disso, no campo das ideias, além da Reforma Protestante, mais à frente, no século XVIII, houve o fenômeno do Iluminismo, um movimento intelectual complexo que teve vários seguimentos, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América, mas que se tornou emblemático em sua versão francesa por infundir várias perspectivas políticas nos revolucionários que derrubariam o poder absolutista em 1789.