História, perguntado por XxCandyLoverXx, 5 meses atrás

Qual foi o estopim que motivou os militares a realizarem o fechamento do regime por meio do ato institucional n°5? a)Um sequestro realizado pela Vanguarda Popular Revolucionária. b)Um protesto estudantil no Rio de Janeiro. c)O discurso do deputado Márcio Moreira Alves. d)Denúncias realizadas pela imprensa. e)Greve geral dos trabalhadores no ABC.​

Soluções para a tarefa

Respondido por VBVictor
13

Resposta:

c)O discurso do deputado Márcio Moreira Alves

Explicação:

No dia 2 de setembro de 1968, em uma sessão vazia realizada à noite, o deputado emedebista realizou um discurso no Congresso. Nesse discurso, Moreira Alves pediu que a população boicotasse os eventos de 7 de setembro. Ele acusou o Exército de ser um “valhacouto de torturadores” e pediu que as mulheres, que tivessem relacionamento com militares, boicotasse-os caso eles apoiassem a tortura.

O Exército brasileiro ofendeu-se com o que foi dito pelo deputado e exigiu que ele fosse licenciado (afastado) para que pudesse ser processado. Os parlamentares votaram a exigência dos militares e rejeitaram-na por 216 a 141. Os militares, inconformados, acabaram unindo-se para fechar o regime definitivamente.

Perguntas interessantes