História, perguntado por Juuh2330, 1 ano atrás

Qual foi o desfecho da inconfidência Mineira ??

Soluções para a tarefa

Respondido por paolarittzel
64
Foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”. Objetivos principais: Obter a independência do Brasil em relação a Portugal; implantar uma República no Brasil; liberar e favorecer a implantação de manufaturas no Brasil e a criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica. O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram exilados na África.
Respondido por Atlantis
18

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi uma revolta que ocorreu em Minas Gerais no século XVIII, mais precisamente em 1789. O estopim da revolta foi instituição da derrama, um imposto cobrado em cada região que produzia ouro. Insatisfeitos, a população elitizada organizou um motim em Vila Rica e deu origem ao movimento. Seguindo os ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, propunham o fim das cobranças indevidas e de outras mudanças sociais.

Um dos principais líderes foi Tiradentes, mas também contou com a participação de Tomás Antônio Gonzaga, Inácio de Alvarenga Peixoto, entre outros. O fracasso, portanto, se deu devido à inexistência de outras colônias semelhantes à de Rio de Janeiro e Pernambuco que, na época, possuíam os maiores resultados dos engenhos.

Perguntas interessantes