Português, perguntado por dbarreto444, 11 meses atrás

qual foi o contexto histórico do poema "Navio Negreiro"?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorsoua200vitor
19
Castro Alves foi um praticante, entre muitos outros, da poesia libertária que se associaria para sempre ao seu nome. Alguns de seus contemporâneos gozaram de mais fama que ele, naquele momento. Mas a permanência de sua poesia – em comparação com outros, que foram esquecidos – comprova não apenas a qualidade de seus versos, mas também a força de seu apelo político.

Seu nome é o mais lembrado quando se trata de exemplificar a poesia condoreira no Brasil. A imagem que inspirou a denominação da tendência é bastante adequada: o condor é uma ave exuberante na elegância de seu voo e na altura que alcança, que lhe confere liberdade e a sensação de superação dos limites estabelecidos. O último aspecto conduz a um desejo de extravasamento, enquanto a busca da liberdade leva à produção de uma arte participativa, de temática social explícita. Além disso, a referida exuberância é traduzida nas imagens exageradas que povoam a poesia dessa tendência.

As principais polêmicas de que participa a poesia de Castro Alves dizem respeito a discussões mantidas na época: a luta pela abolição da escravatura, a difusão das ideias republicanas e as questões referentes à participação brasileira na Guerra do Paraguai. O tom dos debates gerados por esses assuntos é reproduzido nos vocativos, que criam um clima de expansão vocal, aproximando o poema do discurso político de praça pública. A linguagem pomposa usada pelo poeta é a base do arrebatamento que ele costumava provocar nos auditórios que o ouviam, formados, principalmente, por estudantes.

O compromisso do poeta com causas sociais não era estranho ao romantismo. Surgido na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, o movimento romântico logo se identificou com os ideais libertários dos revolucionários franceses de 1789. O espírito de revolta é uma marca de nascença. Em Castro Alves, esse espírito se manifesta tanto na oposição do indivíduo aos costumes sociais que ele combate, quanto na sua capacidade de se colocar como representante de uma voz que busca a transformação.

CONTEXTO
Sobre o autor
Nascido na Bahia, Castro Alves cursou Direito em São Paulo, entrando em contato com o romantismo byroniano dos jovens estudantes locais. O poeta inglês Byron, além de ter inspirado toda uma geração de escritores sentimentais, também exerceu grande influência na postura combativa e libertária, faceta da qual Castro Alves é o principal representante entre nós.

Importância do livro
O poema O navio negreiro é um texto fundamental do romantismo brasileiro. Trata-se de uma das grandes justificativas para a qualificação que acompanha Castro Alves até hoje: “o poeta dos escravos”. Os poemas presentes nesta seleção confirmam esse apelido. E “A Cachoeira de Paulo Afonso” mostra que havia lugar para o sentimentalismo na poesia de caráter abolicionista.

Período histórico
O romantismo foi um movimento artístico amplo o suficiente para não ser limitado a uma faceta sentimental e idealizadora, que acabou se tornando sua porção mais conhecida. Muitos representantes da escola romântica, como Castro Alves, estiveram envolvidos com grandes questões históricas, transformando seus versos em veículos de transmissão de suas ideias.

Perguntas interessantes