Biologia, perguntado por vitaodocombao, 9 meses atrás

Qual foi o cientista que supôs que o meio agisse de forma seletiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por isadorajmlacerda
1
Charles Darwin, com a teoria da Seleção Natural.
Respondido por DuuudsLD
1

Bom dia

Foi Charles Darwin

  • Mas o que ele quis dizer com o meio agindo de forma seletiva ?

Ele nos disse que o ambiente vai escolher a espécie mais favorecida pelo meio ambiente, e a outra espécie seria dizimada.

  • Como assim ?

Darwin dizia que por exemplo no início existiam 2 tipos de girafas, as de pescoço curto e as de pescoço longo. As de pescoço longo e as de pescoço curto viviam em conjunto, pois existiam gramíneas, em que as de pescoço curto podiam se alimentar, e existiam árvores altas as quais as de pescoço longo podiam se alimentar. Entretanto, com o passar do tempo, o ambiente foi mudando, e as gramíneas desapareceram, e ficaram as árvores grandes, as pequenas por causa disso acabaram morrendo por não poder se alimentar, e as grandes sobreviveram pois podiam se alimentar das árvores. Ou seja, o ambiente escolheu as mais favorecidas, e é por isso que existem atualmente girafas de pescoço grande, pois foi perpetuando a espécie

Outro exemplo bastante usado nos livros que explicam a seleção natural, são os da borboletas, as negras e as brancas. Há muito tempo, as borboletas brancas eram muito mais comuns do que as borboletas pretas, isso porque como eram brancas, elas descansavam em árvores brancas chamadas de vidoeiros de cascas brancas, e os líquens cobriam aquela árvore com branco, logo, as borboletas brancas conseguiam se camuflar nas árvores e ficarem longe do perigo de predadores, enquanto que as pretas como não conseguiam se camuflar, eram muito predadas. Só que no decorrer do século 19, as pretas foram favorecidas e as brancas diminuíram bastante o número.

  • E por que isso ocorreu ?

Até o meio do século 19, a Inglaterra não estava na revolução industrial, só que com o advento da revolução industrial, foram criadas várias fábricas, e claro, eles expeliam muita poluição na atmosfera, inclusive fuligem, e o que aconteceu foi que aquelas borboletas brancas que podiam ficar camufladas devido aos líquens e as árvores, ficavam pretas, ou seja, as brancas agora estavam expostas aos predadores por serem brancas, e as pretas que antes eram desfavorecidas pela cor, podiam agora se camuflar nas árvores, e isso causou em média um aumento de 95% das populações de asas negras. Portanto, o meio ambiente selecionou as mais adaptadas naquele momento.

Esses são os 2 principais exemplos nos livros que falam sobre a seleção natural de Darwin.

Bons estudos e espero ter ajudado

Anexos:
Perguntas interessantes