Filosofia, perguntado por fabiana184, 1 ano atrás

qual foi o ambiente intelectual em que se formou o pensamentos de descartes? que tipo de filosofia ele criticava? que novidades ele propõe?

Soluções para a tarefa

Respondido por jdanp
2
O ambiente eu não sei direito. O que posso dizer é que vieram crises ao fim da Idade Média e o homem começou a mudar seu pensamento e a forma de buscar a verdade.

Antigamente a filosofia era contemplativa, a razão, baseada em estruturas externas, era estudada apenas pelos 5 sentidos. Na Idade Clássica eles buscavam a verdade na metafísica, na Idade Média ela era buscada em Deus. Mas após alguns acontecimentos e ações de homens inspirados, como Galileu Galilei, por exemplo, o homem começou a não confiar somente no que os sentidos diziam, e começou a duvidar.

Descartes baseou sua filosofia na dúvida. Ele duvidou inclusive da própria dúvida. Duvidou dos 5 sentidos e de tudo ser mesmo como parecia ser. Ele desenvolveu, então, a ideia de metodologia científica para o descobrimento da verdade. Foi aí que o homem, sem Deus e a metafísica como fontes supremas te inquestináveis da verdade, começou a praticar a ciência semelhante à que conhecemos hoje e a se apoiar nela. Ele passa a usar a razão para compreender as coisas de acordo com um método.

Descartes, para enter algo, primeiro desconstruia ou demontava o que se colocava para ele. Primeiro estabelecia a dúvida - ela é o caminho da verdade para Descartes. O segundo passo é dividir o objeto de estudo e verificar os tópicos a serem compreendidos, aplicando a dúvida sobre cada parte até compreendê-las. Depois, o terceiro passo, é remontar o quebra-cabeças para entender. A quarta parte do processo é revisar e, assim, conseguir entender de um modo metódico.


É tipo isso. Descartes contribuiu veementemente para o método científico, e hoje somos extremamente cartesianos.
Perguntas interessantes