Qual foi a teoria usada por Sócrates para dialogar com os cidadão atenienses?
Soluções para a tarefa
O que recebe o nome de Maiêutica, pela arte de ajudar o interlocutor a se despojar de tudo aquilo que se diz saber e o que Sócrates fazia para conseguir desmascarar a pessoa e pôr a frente de sua vaidade, era uma das finalidades de seu método, a ironia, sendo uma espécie de reconhecer a sua própria ignorância.
BOA TARDE
Resposta:
Não se trata exatamente de uma teoria, mas precisamente do método do diálogo, a dialética. E esse método dialógico era composto por: ironia e maiêutica.
Explicação:
A ironia pode ser entendida como "perguntar fingindo não saber".
Os exemplos nos diálogos platônicos, o que é a justiça, o governo justo; recorrendo ao universal, o Bem, o Belo, o Justo.
A ironia consiste em revelar ou mostrar a ignorância, o desconhecimento do interlocutor, para abalar suas crenças e certezas (opinião ou doxa), mostrando que o reconhecimento da ignorância é o princípio do saber, do conhecimento ("só sei que nada sei"). Melhor não saber do que um falso saber.
Já a maiêutica é o segundo recurso desse método socrático, pode ser entendido como "parto das ideias": a mãe de Sócrates, Fainarete, era parteira, auxiliava mulheres no parto; já Sócrates extraia as idéias verdadeiras das pessoas com quem dialogava. Envolve a teoria de um saber prévio, da alma, que precisa lembrar, superar o que a alma esqueceu ao passar pelo rio Lethe ou Lethos, no Hades.