Qual foi a teoria que defendeu os seres humanos que teriam surgido e evoluído na própria América
Soluções para a tarefa
Resposta:
Teoria do povoamento pelo Oceano Pacífico
Walter Neves, um antropólogo evolucionário da Universidade de São Paulo, desenvolveu ao longo de vinte anos, a teoria que defende que o continente americano foi colonizado por duas ondas de Homo sapiens vindos da Ásia.
Resposta:
Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos
Marcas em ossos de mastodonte indicam que espécie arcaica de hominídeos habitava continente muito antes da vinda do ‘Homo sapiens’, diz estudo
- Há cerca de 80 milhões de anos, muito antes do surgimento das primeiras espécies humanas - e até mesmo dos primatas em geral -, as Américas já haviam se desprendido da África e Eurásia no processo de rompimento do supercontinente de Pangeia, iniciado aproximadamente outros 150 milhões de anos antes. Com dois oceanos (Pacífico e Atlântico) separando-o das outras grandes massas de terra do planeta, o continente ficou praticamente isolado. Assim, sua fauna e flora evoluíram de forma independente do resto da Terra, inclusive da ação do homem, até aproximadamente 15 mil anos atrás, quando os humanos modernos ( Homo sapiens ) finalmente adentraram as Américas, provavelmente atravessando uma “ponte” temporária no Estreito de Bering criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial.
Ou, pelo menos, era isto que se achava. Estudo publicado nesta quarta-feira na prestigiosa revista científica “Nature” afirma que ossos de um mastodonte – um parente extinto dos elefantes – com idade calculada em 130 mil anos encontrados na área do que hoje é a cidade de San Diego, EUA, apresentam sinais de terem sido quebrados com ferramentas de pedra, no que os cientistas dizem ser uma indicação de que hominídeos, ou seja, espécies arcaicas de humanos, chegaram no continente muito antes do que se pensava. A descoberta, portanto, põe ainda mais combustível no já acirrado debate sobre a cronologia da ocupação humana das Américas, alimentado por outros achados arqueológicos como os do sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, cuja datação sugere que grupos de Homo sapiens já habitavam a região entre 20 mil a até 50 mil anos atrás, e análises genéticas recentes que encontraram, por exemplo, uma ligação entre os índios de tribos amazônicas atuais com populações nativas antigas da Ásia e os aborígenes australianos.