Qual foi a principal mudança entre o critério do voto do período imperial para a república?
Soluções para a tarefa
Podemos dizer que o Império e a República possuem distintas características quanto aos votos. Por outro lado, é importante frisar também que certas permanências podem ser encontradas, tal como o impedimento do voto feminino por um período nos dois regimes.
No período imperial ocorriam eleições de senadores e deputados. O voto pautava-se no princípio censitário, ou seja: apenas quem atendesse a certos requisitos financeiros poderiam votar (vide constituição de 1824). A eleição se fundava pela votação da população com relação aos eleitores. Assim, votava-se para que os eleitores fossem encarregados de votar. É uma forma de eleição indireta bastante complicada.
Na República, o voto era limitado a homens, letrados, maiores de vinte um anos. Assim, mulheres, analfabetos, mendigos, soldados rasos, religiosos e indígenas não tinham direito a voto. Apenas a partir de 1945 é que a democracia no Brasil passou a se expandir, já que no período anterior as leis que ampliavam o direito ao voto foram suprimidas pelos projetos autoritários de Vargas, por exemplo.
A principal mudança entre o critério de voto do período imperial para a república foi que durante o império o voto era censitário, ou seja, votavam aqueles que conseguissem atingir determinada renda anual. Além disso, as eleições imperiais eram apenas para senadores e deputados, em uma forma de votação indireta.
Já durante a república, podiam votar homens brancos, maiores de 21 anos. Mulheres, negros e analfabetos permaneciam excluídos da votação, sendo incluídos apenas em 1934 com o Código Eleitoral.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/16091210