História, perguntado por geovannadasilva527, 1 ano atrás

Qual foi a primeira pergunta do jovem rico ao Senhor Jesus? Por que você acha que ele fez essa pergunta? Desde quando o jovem ‘guardava’ os mandamentos de Deus? O que ele fazia era suficiente para herdar a vida eterna? Como você sabe disso? Onde estava o tesouro do jovem rico? “Se obedecermos a Deus em muitas coisas, mas falharmos só em uma, não tem problema, Ele nos entende e sabe que não somos perfeitos” – Essa frase está correta? Porque você diz isso? Qual versículo nessa passagem comprova essa sua resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por geCamargo123
10

A sua pergunta, sobre Jesus e o jovem rico se baseia no livro de Mateus 19:16.

A primeira pergunta que o jovem fez a Jesus foi "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?"

O jovem fez a pergunta a Jesus justamente porque gostaria de fazer parte do Reino e sabia que Jesus ensinava o caminho correto, por isso perguntou esperando que Jesus desse uma instrução de como alcançar a vida eterna.

Na conversa entre Jesus e o jovem a Bíblia nos revela que o jovem guardava os mandamentos do Senhor desde muito jovem, em sua mocidade.

Bom, Jesus sabia que o jovem, apesar de obedecer as leis, ainda era apegado nos seus bens e o interessante é que o jovem, que se julga obediente, não é capaz de obedecer a Jesus, isso porque mesmo cumprindo os mandamentos sempre foi apegado em seus bens. Depois de dizer que o jovem deve distribuir seus bens aos pobres Jesus diz para o homem seguí-lo (em Lucas 9: 23 Jesus diz "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." - o negar-se a si mesmo reflete justamente a capacidade do jovem negar seus desejos egoístas de manter riquezas terrenas pra si mesmo à amar o próximo e compartilhar o que tem. A Palavra nos diz que "Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas." (Mateus 19:22).

Bom, na minha opinião não basta definirmos se o que o jovem fazia era o "suficiente" para ser salvo mas sim em entender que a vida cristã se baseia em abrir mão dos nossos desejos e nossas vontades para fazermos as vontades de Deus, significa renunciar os desejos da carne e seguir a Jesus e, seguir a Jesus, por sua vez, requer sacrifício de si mesmo (resistindo às nossas vontades e desejos da carne, que são contrários aos de Deus).

"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." (Mateus 16: 25)

O jovem rico obedecia às leis, porém não sacrificava a si mesmo. Dar a Deus o que não vai lhe fazer falta não é sacrifício algum, pois não te faz abrir mão de algo que você goste, onde você põe seu coração. Vemos o real significado de sacrifício quando Deus pede a Abraão que sacrifique seu filho amado. No final das contas Deus não queria que Abraão sacrificasse seu filho mas que provasse sua fidelidade e obediência a Ele. Se Deus pedisse qualquer outra coisa a Abraão não seria um sacrifício, pois o maior tesouro de Abraão era seu filho, Isaque.

Ou seja, carregar sua cruz significa oferecer seu maior tesouro ao Senhor.

O maior tesouro do jovem rico era seus bens.

--------------------------------------------------------------------------

“Se obedecermos a Deus em muitas coisas, mas falharmos só em uma, não tem problema, Ele nos entende e sabe que não somos perfeitos” Essa frase está correta?

Não, a frase está erradíssima. Obediência parcial é desobediência. Temos como exemplo o rei Saul, que recebeu a ordem de Deus para ferir Amaleque e destruir totalmente a tudo que tiver, sem poupar nada. Porém Saul feriu os amalequitas assim como Deus havia mandado, ele fez o que o Senhor disse mas não obedeceu por completo sua ordem. Ao invés de destruir tudo totalmente, como Deus tinha dito, Saul tomou para si o melhor que havia e destruiu o que era desprezível ( I Samuel 15). Saul obedeceu parcialmente às ordens do Senhor, e Deus o julgou por desobediente.

Comprovo que a frase acima está errada com base no texto de Tiago 2:10-11 :

“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto aquele que disse: Não adulterarás, também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém, matas, vens a ser transgressor da lei.”

É issooo, abraços e bons estudos :)

Perguntas interessantes