Português, perguntado por edinei14, 1 ano atrás

Qual foi a primeira época medieval

Soluções para a tarefa

Respondido por Joseannyy
1
Primeira Época Medieval – Alta Idade Média

Esse período é considerado do ano 476 até o ano 1000 e foi o momento em que as estruturas feudais se consolidaram. O início da Primeira Época Medieval se deu com a queda do Império Romano do Ocidente, ao ser tomado pelos bárbaros.
Vamos entender como isso aconteceu: no início do século V, o império estava em crise, principalmente por conta da economia, que havia perdido o seu dinamismo. Isso favoreceu a invasão estrangeira.

Existe um pouco de confusão em relação ao termo “bárbaros”. Hoje, é comum que a palavra “barbárie” seja relacionada ao caos e à violência, no entanto, para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não partilhassem da sua cultura e que não tivessem o latim como idioma. Ou seja, não tinha relação alguma com violência, embora alguns daqueles povos tenham se utilizado dela para transpor as fronteiras do império.

Os povos bárbaros eram germânicos: hunos, visigodos, ostrogodos, vândalos, alanos, francos, burgúndios e outros, que depois de invadirem o Império Romano formaram novos reinos independentes lá dentro. Os francos se estabeleceram onde hoje é a França; os ostrogodos ficaram na Península Itálica; os visigodos na Península Ibérica e assim por diante.

O reino mais poderoso da Alta Idade Média foi o dos francos, principalmente sob o comando de Carlos Magno, da Dinastia Carolíngia.

As principais características da Primeira Época Medieval foram as seguintes:

• Reinos comandados pela nobreza;
• Integração entre cultura romana e germânica;
• Constituição do feudalismo;
• Fortalecimento do cristianismo;
• Igreja Católica assumindo o papel de instituição mais importante;
• Teocentrismo;
• Cultura secular fraca;
• Economia baseada na agricultura;
• Poder descentralizado, nas mãos dos senhores feudais.

A política instituída era baseada nas relações de suserania e vassalagem. O vassalo recebia um pequeno pedaço de terra do suserano e, em troca, deveria ser fiel a ele e ajudá-lo sempre que precisasse. Os senhores feudais eram os donos dos feudos, grandes propriedades de terra, e concentravam o poder político, econômico e jurídico em suas mãos.

A sociedade na Alta Idade Média era intensamente hierarquizada. O clero tinha um grande poder, arrecadava o dízimo e não precisava pagar impostos. A nobreza era a dona das terras e arrecadava altos impostos dos camponeses e pequenos artesãos, que arcavam com diversos tributos diferentes.
Perguntas interessantes