Qual foi a primeira consequência do fauvismo na pintura e por quê brainlly
Brainly é uma plataforma de perguntas e respostas para estudantes que precisam de ajuda com as lições de casa e outras atividades escolares.[10] Os usuários fazem suas perguntas à comunidade e recebem ajuda em forma de respostas com explicações. Cada pergunta e resposta pode ser comentada, avaliada ou denunciada.
O sistema do Brainly é baseado em elementos de gamificação, como por exemplo pontos, cujos objetivo é criar um ciclo natural de ajuda mútua. No momento de cadastro, cada usuário recebe uma certa quantidade de pontos para poder tirar suas dúvidas escolares.
As interações sociais entre os usuários concentram-se em alguns dos recursos da plataforma - bate-papo (mensagem privada) e seção de comentários abaixo das perguntas. Enquanto o primeiro recurso é utilizado para conversas privadas entre os usuários,o último permite aos usuários colaborarem nas tarefas escolares, tirar as dúvidas e ter interações sociais dentro da comunidade.
Soluções para a tarefa
A primeira exposição ocorreu em 1905 no Salão de Outono de Paris onde as obras causaram escândalo devido a violência (intensidade) das cores puras (sem matizá-las). Os artistas foram então chamados de 'fauves” pelo crítico de arte Louis Vauxcelles; fauves significa feras em francês.
Resumo
A primeira exposição ocorreu em 1905 no Salão de Outono de Paris onde as obras causaram escândalo devido a violência (intensidade) das cores puras (sem matizá-las). Os artistas foram então chamados de 'fauves” pelo crítico de arte Louis Vauxcelles; fauves significa feras em francêsmateria
resposta inteira explicando
Fauvismo
Por 1905 e 1906 o crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou o termo "fauves"a um grupo de pintores. Este termo inicialmente pejorativo, passou a ser nome de um novo movimento na Arte.Fauves significa fera em Francês.
O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris. Apresenta exaltação das cores puras e quentes,colocadas em pinceladas separadas, atenuação de profundidade, abolição da perspectiva linear,interpretação arbitrária dos meios-planos de luz e sombra(que são substituidos por cores justapostas)e rejeição dos elementos intelectuais da pintura.Normal achar cores diferentes das normais neste movimento(pessoas com rosto verde,árvores com troncos vermelhos,etc..) .Os críticos da época falavam:"verdadeiros potes de tinta atirados na face do público".
Os primórdios do Fauvismo sitam-se entre 1900-1903 com Henri Matisse e Albert Marquet. A primeira exposição foi em 1905,Paris.Os Artistas recusaram a seguir as normas impressionistas,já aceitas pela crítica e academizadas.Este movimento inspirou-se em Seraut, Gaugin, Vincent Van Gogh(este principalmete em sua fase colorida) e da fase construtivista de Cézanne.
O movimento fauve teve sua equivalente na Alemanha : A Ponte, o grupo alemão assim como o frances já tinham sentido impacto da Arte desponjada da África negra e da Oceania, assim como o colorismo de Van Gogh,mas A Ponte se distinguiu do Fauvismo verdadeiro pelo carater dramático expressionista, de evidentes implicações sociais.
Na frança o Favismo dispersou-se em 1908, quando deixaram de expor juntos.Braque junta-se a Picasso e fundam o Cubismo,que tem princípios totalmente diferentes ao Fauvismo.Derain aproximou-se do Naturalismo.Dafy desenvolveu um Fauvismo atenuado,Vlaminck abandonou as cores quentes, para executar paisagens dinâmicas. Rouault seguiu um caminho que levou ao expressionismo.Matisse foi o mais fiel ao movimento.
O Fauvismo foi o primeiro movimento a romper totalmente com a arte renascentista,o impressionismo inovou bastante, mas não tinha rompido totalmente.
Expressionismo
Primeira grande corrente do sec.XX. Aproveitando as técnicas impressionistas,principalmente as de Van Gogh.No espressionismo costuma-se deformar as peças, trazendo um lado diferente da peça,feio,aproximado do horror.
O comportamento expressionista abrange manifestações pré-históricas, românticas,barrocas,góticas e no sec.XX tem várias tendencias vanguardistas.Em todas essas tendencias menifesta-se uma crise espiritual,pelo grito,pelo horror.
O expressionismo nasceu por volta de 1905 na Alemanha,ele era uma oposição ao Impressionismo Frances, o expressionismo foi um movimento mais dos povos nórdicos:eslavos,germânicos e de alma judaica
O movimento tem origem no simbolismo,que reune idéias conflitantes como o misticismo,morbidez e erotismo.Esta fase é marcada com obras pioneiras de Vincent Van Gogh(1853-1890),o belga James Ensor(1860-1949)e o noroeguês Edward Munch(1863-1944).
No expressionismo o artista procura sempre manifestar seus sentimentos e emoções, assim como problemas sociais, etc...
O primeiro grupo de artistas foi chamado "a Ponte" em homenagem ao quadro de Munch "o Grito". O Expressionismo principalmente na época da 1ªGuerra Mundial começou a pintar os horrores da violência e da guerra a miséria do trabalhador.
O principal artista deste movimento no Brasil é Candido Portinari.
Cubismo
Movimento revolucionário da arte moderna,surgiu em Paris em 1907 e 1908, cujo figuras principais foram Pablo Picasso e George Braque.O nome "Cubismo"da-se ao fato que os objetos representados eram "cubificados".
Pode-se dizer que o cubismo assinala o fim da etapa iniciada com o Impressionismo e o começo da pintura do sec.XX(arte moderna).A principal fonte de isnpiração de Picasso e Braque foi o pintor impressionista Paul Cézanne que já ,no século passado,usava formas geométricas para representar o desenho.
o Cubismo recebeu influencia da arte africana(negra).O primeiro exemplo de cubismo foi "As moças de Avignon"de Picasso.O Cubismo representa a figura de frente e de lado ao mesmo tempo, confundindo o fundo com a figura,não dando a menor noção de espaço.
Uma das vertentes do cubismo,foi o abstracionismo, que surgiu em 1910,na qual libertava a pintura da sua idéia representativa. Outras foram o concretismo,O Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. També, outros movimentos importantes derivados do Cubismo foram o Dadaismo e o Surrealismo surgidos por volta de 1920 quando a Europa enfrentava uma fase pós-guerra