Qual foi a mudança de pensamento entre os filósofos pré-socráticos e Sócrates? Explique a importância desta mudança para a filosofia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No caso dos pré-socráticos, a análise era externa ou a filosofia se preocupava mais em analisar o Cosmos de modo que a equivocidade (as muitas vozes) desse movimento quase que anulava as ideias entre eles de modo que em muitos casos, eles se contradiziam e seu objeto de estudo nunca mudavam pois, a medida em que as ideias surgiam, passava algum tempo, elas retornavam e não havia ampliação da discussão.
Contudo, com os sofistas e Sócrates, a análise passou a ser o ser humano e sua relação com o mundo, com os seus semelhantes, com o Cosmos e com ele mesmo! Percebeu que houve uma ampliação das ideias? Não se fala mais somente da Natureza como se fala dos deuses na Mitologia mas agora, a discussão é quase que infinita tendo em conta que o ser humano é um ser extremamente complexo e nunca faltará problemas para a Filosofia discutir, graças aos sofistas e a Sócrates.
Em resumo, a partir do momento em que deixou-se falar da Natureza e sim do ser humano, a Filosofia desceu do céu para a Terra e passou a ser uma questão puramente humana.
Espero ter ajudado!