História, perguntado por tijolol37, 8 meses atrás

qual foi a motivação para o príncipe regente d. João decretar a guerra?

Ameaça de posse do poder político pelos povos indígenas.

Controle territorial da colônia pela Coroa Portuguesa.

Perigo de invasão do Brasil por exércitos europeus.

Risco de independência na América Portuguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por aklessantosalves75
24

Resposta:

Explicação:

A resposta é a letra b

Respondido por yohannab26
12

 Em apenas dois meses após a chega da corte portuguesa no Brasil, o príncipe- regente D. João, por meio de uma Carta Régia, declara guerra aos índios botocudos. Segundo D. João, os índios eram selvagens e estavam resistentes a uma futura civilização.

  Ou seja, havia ameaça de posse do poder político pelos povos indígenas. Algumas das características que levaram o príncipe a classificar os índios de selvagens foi o estilo singular dos mesmos.

 A tribo Botocudos tinha como tradição cultural  ter os lábio inferior e os lóbulos das orelhas furados com intuito de colocar rodelas de madeira. Além de conviverem em uma região bastante privilegiada economicamente para Portugal, uma região importante para a integração do Brasil .

⇒  A Carta Régia de 13 de maio disserta as seguintes ordens:

“ordenar-vos em primeiro Lugar que desde o momento que receberdes esta Minha Carta Régia deveis considerar como principiada contra estes Índios e Antropófagos [botocudos], uma Guerra ofensiva que continuareis sempre em todos os anos nas estações secas e que não terá fim, senão quando tiveres a felicidade de vos senhorear de suas habitações, e de os capacitar da superioridade de Minhas Reais Armas, de maneira tal, que movidos do justo terror das mesmas peçam a Paz”.

Para mais informações, acesse:

Fontes históricas indígenas: https://brainly.com.br/tarefa/28429456

Anexos:
Perguntas interessantes