História, perguntado por malualves0999, 2 meses atrás

Qual foi a motivação para a guerra do contestado? ( texto para apresentação)​

Soluções para a tarefa

Respondido por jennifersandini2022
0

Resposta: A Guerra do Contestado foi um conflito que aconteceu no Brasil entre 1912 e 1916, causando cerca de 10 mil mortes. Aconteceu em uma região que era disputada pelos estados de Paraná e Santa Catarina e foi motivada pela insatisfação política e social da população e por um elemento religioso, o messianismo.


jennifersandini2022: A Guerra do Contestado aconteceu entre 1912 e 1916, em uma região disputada pelos estados de Paraná e Santa Catarina.Havia grande insatisfação social com a atuação de duas empresas estrangeiras que atuavam na região.A população sertaneja passou a seguir um líder religioso chamado José Maria.A formação de cidades dos sertanejos seguidores de José Maria levou a uma reação armada do Paraná e de Santa Catarina.
jennifersandini2022: Em 1916, os sertanejos foram derrotadas, o messianismo se enfraqueceu e os limites entre os estados foram definidos.A Guerra do Contestado foi um acontecimento do começo do século XX e uma das manifestações messiânicas do período da Primeira República. Esse evento se deu pela junção de messianismo religioso, que explorava a fé da população, com insatisfação popular com a situação econômica e social do país.
jennifersandini2022: O conflito leva esse nome porque aconteceu em uma região que era contestada por Paraná e Santa Catarina, isto é, os dois estados disputavam o controle dela. Essa região presenciou o agravamento da situação da população, sobretudo devido aos interesses do governo e do capital estrangeiro.
jennifersandini2022: No século XX, foi desenvolvido um projeto de construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande (do Sul). Esse projeto foi entregue à Brazil Railway Company, empresa que pertencia a Percival Farquhar. Durante a passagem da ferrovia pela região do Contestado, uma faixa de 15 quilômetros de terra foi dada à empresa.
jennifersandini2022: Para que a ferrovia fosse construída, todos os moradores que residiam no interior dessa faixa de 15 quilômetros foram desapropriados de suas terras. A desapropriação dos moradores da região foi ampliada quando a Southern Brazil Lumber & Colonization ganhou as terras que ficavam à margem da ferrovia. Essa empresa exploraria a madeira e a erva-mate da região.
jennifersandini2022: A insatisfação da população local foi controlada pelos empregos que a Brazil Railway trouxe para a região, mas o término das obras, em 1910, fez com que um grande número de trabalhadores fosse demitido. Com isso, uma soma considerável de pessoas havia perdido suas terras para as duas empresas, e agora também não havia empregos.
jennifersandini2022: A insatisfação popular abriu espaço para que José Maria, um autodeclarado monge, pudesse atuar na região. José Maria se instalou na região do Contestado e se tornou uma espécie de liderança religiosa. Ele afirmava que o mundo estava próximo de seu fim, dava conselhos, atuava como curandeiro e prometia a salvação das pessoas.
jennifersandini2022: José Maria liderou a formação de uma comunidade, que começou a se organizar. Essa comunidade contou com a adesão de muitos dos trabalhadores prejudicados pela construção da ferrovia, e, além do elemento religioso, ela também ficou marcada por sua organização militar e pela adesão aos ideais monarquistas.
jennifersandini2022: José Maria fazia profundas críticas à república, defendia o monarquismo e chegou a escolher um imperador na comunidade que ele criou e ficou conhecida como Quadro Santo (ficava em Taquaruçu, próximo de Curitibanos). A formação de uma comunidade armada que defendia a monarquia e elegeu um imperador foi vista pelas autoridades do Paraná e de Santa Catarina, além dos coronéis da região, como uma grande ameaça.
Perguntas interessantes