qual foi a medida otada pelo governo para a ocupação dessa porção do território brasileiro
Soluções para a tarefa
A colonização européia influiu de modo considerável no povoamento da Região Sul, contribuindo para elevá-la à posição que hoje desfruta no País, não somente sob o aspecto populacional mas, sobretudo, pelo econômico e social. Ela constituiu, em suma, um reforço para a agricultura e para a indústria, no que diz respeito à força de trabalho, aos capitais e às técnicas.[26]
O povoamento que assim se processou no Sul do Brasil, tão intimamente ligado às condições naturais da Região, influiu não apenas sobre a distribuição atual da população, mas sobre sua organização econômica e social. Dele resultou a terceira concentração demográfica do País, com população que, exercendo atividades econômicas variadas, concorreu para a formação de paisagens culturais diversas.[26]
Neste quadro distinguem-se, em primeiro lugar e nitidamente, duas áreas: o sul tropical e o subtropical. A parte tropical, constituída pelo norte do Paraná, embora bastante exígua em relação à extensão total da Região, tem características especiais condicionadas ao desenvolvimento econômico e cultural que nela ocorreu com a marcha do café, estabelecida com a derrubada da floresta pluvial que a cobria.
É fundamental a diferença entre estas terras ao norte do trópico de Capricórnio e as que se encontram ao sul, nas quais a vegetação de Campos Limpos e de Matas determinou o aparecimento de duas paisagens típicas: a das regiões campestres latifundiárias pastoris e a das áreas florestais agrícolas de pequenas propriedades.
O sul tropical foi transformado rapidamente pelo café, que o fez passar de área desabitada à mais próspera do Estado, com um desenvolvimento agrícola incentivado pela expansão dos mercados urbanos e pela industrialização no setor de bens primários.