Qual foi a influencia da cafeicultura para as transformações na esfera do trabalho ? Alguém me ajuda por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A cafeicultura no Brasil foi a maior e principal fonte de exportações durante o século 19 e início do 20, sendo sustentada pela grande demanda de outros países.
O cultivo de café seguiu o modelo já estabelecido para exportações, conhecido como plantation, caracterizado pela monocultura, pelo uso de latifúndios e de mão de obra escrava.
Com a forte demanda por café e a expansão da cafeicultura, o tráfico de escravos também foi intensificado nas primeiras décadas, trazendo escravos do continente africano para sustentar esse modelo de produção.
Com a proibição do tráfico no meio do século 19, os cafeicultores tiveram de repensar sua mão de obra, e passaram a explorar famílias de imigrantes europeus, apesar do sistema de parcerias ter sido instituído como um avanço em relação ao trabalho escravo.
Esse sistema de parceria só veio a funcionar para os cafeicultores quando o governo passou a custear a vinda de imigrantes a partir da década de 1870.
Apesar do cultivo de café não ter trazido o fim do uso de mão de obra escrava e nem ter promovido ativamente a mudança nas relações de trabalho, a necessidade de manter o alto nível de exportação de café foi importante no estabelecimento do trabalho assalariado, embora não houvesse justiça alguma nas relações trabalhistas e famílias fossem exploradas para bancar o enriquecimento de elites.
Perguntas interessantes