Qual foi a importância e propósitos de Auguste Comte para definir a sociologia como uma ciência, com objetivo definido a um método que não é mera adaptação de outras ciências, para explicar esse fenômeno social?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Comte, a Sociologia rompia com os conhecimentos e métodos das ciências naturais.
Comte, sociólogo francês nascido no século XVIII, tornou-se célebre por ter estabelecido a Sociologia (estudo da sociedade), ter cunhado a teoria Positivista e escrito sua obra introdutória ao Positivismo: "Curso de Filosofia Positiva".
O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada.
Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
Para o sociólogo, a sociedade transpassou por três estágios, a saber: o teológico, tendo como fundamento a religião e as explicações baseadas na crença; o metafísico, que buscava o princípio das coisas além das experiências físicas, mas sim na noção de Ser, Belo, Uno e etc.; o positivo, que, através do método científico, pesquisa e investiga a realidade em favor da ordem e do progresso.