História, perguntado por mendesjadson73, 1 ano atrás

qual foi a importância do rei nicolau ll no conflito da primeira guerra mundial?

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
1

Resposta:

Explicação:

Nicolau II era o czar da Rússia e tinha um tratado com a Sérvia de mútua colaboração, ou seja, se alguém atacasse a Sérvia a Rússia entraria na disputa junto à Sérvia.

Foi dentro deste contexto que Gravillo Princip, um sérvio, matou o arquiduque do Império Austro-Hungaro. O Império invadiu a Sérvia e a Rússia se viu forçada a entrar no conflito dado o tratado de mútua colaboração.

Mas a Rússia andava terrivelmente pobre e cheia de conflitos internos. No que ficou conhecido como Domingo Sangrento, uma multidão de Russos faziam uma passeata pacífica indo até o palácio do czar. Contudo ele não entendeu o contexto da passeata e mandou a Guarda Imperial passar fogo na multidão. Foram milhares de mortos. Graças a isto as greves se intensificaram na Rússia e as críticas ao czar só aumentaram. Ele disse que faria uma constituição mais brando, algo próximo da monarquia-parlamentar da Inglaterra. Mas não adiantou.

No campo de batalha os soldados russos passavam fome e tinham que dividir a munição, como muitos morriam Nicolau II mandava camponeses destreinados para o front. Com tudo isso a revolta contra o czar atingiu o ápice, movimentos do povo, dos burgueses e até da aristocracia liberal queriam a sua saída e ele abdicou em favor de seu irmão (pois seu filho era hemofílico e não poderia substituí-lo). Contudo seu irmão não assumiu, quem assumiu foi um dos principes  russos. A priori os mencheviques  apoiaram este governo. Mas logo os bolcheviques, liderados por Lenin, derrubaram o governo, implantaram o socialismo e tiraram a Rússia da Guerra. O Czar e sua família foram executados.


mendesjadson73: quer dizer q ele nao era importante?
nilidis: ele não teve um papel relevante na 1ª guerra, de fato foi a 1ª guerra que teve um papel relevante pra ele, pois graças a isto ele perdeu o cargo e a vida.
Perguntas interessantes