História, perguntado por erosbrine, 1 ano atrás

qual foi a importancia do comercio para a crise do feudalismo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por BeatrizB632
0
Após o termino das cruzadas os cruzados levaram para a suas terras de origem alguns produtos de luxo, um exemplo desses produtos são os tapetes persas, porcelana chinesa, tecidos finos e especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta.)
Os novos produtos começaram então a vender batante na Europa.
Por conta de feitorias estabelecidas em regiões mais afastadas um novo eixo comercial foi criado, este ligava o Ocidente ao Oriente permitindo a criação de rotas de comércio.
Com a retomada do comércio muitos Europeus não sentiam mais necessidade de viver nos feudos já que poderiam se deslocar para os burgos (uma pequena vila cercada por muralhas), isso para ter uma melhor qualidade de vida.A populaçao dessas vilas cresceu tanto que tiveram quem se instalar do lado de fora dos burgos.
A população de um burgo era formada em maioria por artesãos, operários e comerciantes, estes foram abrindo suas próprias oficinas e comércios para que pudessem vender seus produtos, nesta epoca tambem foram muito populares as feiras onde os comerciantes vendiam seus produtos ao ar livre.
Com este renascimento comercial o uso de moeda se tornou de extrema importancia e substituiu o escambo e a troca de mercadorias que antes ocorriam no feudalismo, assim também surgiram os bancos.
Uma nova classe social então surgiu, e essa classe era a burguesia formada por ricos mercadores e banqueiros que se aproximavam do rei, emprentando dinheiro em troca de medidas que fossem favoráveis para os burgueses.Assim quanto mais poder a burguesia detinha mais os feudos se enfraqueciam, ja que os senhores feudais a essa altura eatavam endividados pricipalmente por conta das cruzadas.
Perguntas interessantes