História, perguntado por Anna1234567891012, 1 ano atrás

Qual foi a importância de Teodósio para os cristãos?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulinha193
2
Teodósio foi educado numa família cristã. Ele foi batizado em 380. D.C. durante uma doença severa, como era comum nos tempos dos primeiros cristãos. Em fevereiro desse mesmo ano, ele e Graciano fizeram publicar um édito deliberando que todos os seus súditos deveriam seguir a fé dos Bispos de Roma e de Alexandria (Código de Teodósio, XVI,I,2). A lei reconhecia quer a primazia daquelas duas instâncias quer a problemática teológica de muitos dos patriarcas de Constantinopla, que porque estavam sob a observação dos imperadores eram por vezes depostos e substituídos por sucessores teologicamente mais maleáveis. O Bispo de Constantinopla em 380 era um ariano.
Historicamente, durante o período de Teodósio alguns eventos humilhantes evidenciaram a ascensão cada vez maior da Igreja Católica. Após vencer a guerra contra Máximo e ordenar o Massacre de Tessalônica, Teodósio pretendia, como era costume se sentar ao presbítero da igreja de Milão, mas foi proibido pelo bispo Ambrósio de entrar sem que antes fizesse uma confissão pública.
Ambrósio excluiu o imperador da comunhão e durante 8 meses a tensão se manteve, até que Teodósio, durante o Natal, vestido com um saco de penitência, foi perdoado. Teodósio afirmaria mais tarde: sem dúvida, Ambrósio me fez compreender pela primeira vez o que deve ser um Bispo. Desde então o poder eclesiástico de julgar os poderes públicos, não só em questões dogmáticas mas também por seus erros públicos, prevaleceu até os tempos modernos.
Em 388, a população cristã botou fogo na sinagoga de Calínico, pequena cidade na Mesopotâmia. As autoridades civis informaram Teodósio, que instruiu o bispo a reconstruir a sinagoga com os próprios recursos e a punir os incendiários. São Ambrósio, bispo de Milão, ouvindo disso, fez representação a Teodósio ao longo das linhas de que queimar sinagogas era agradar a Deus, e de que o príncipe cristão não teria direito de intervir. A história é complexa e, para a abreviar, basta dizer que Teodósio estava sendo forçado a submeter-se aAmbrósio e revogar as suas instruções para a restituição da sinagoga.
Esse episódio é significante, porque exemplifica a mudança do império pluralista para o estado cristão. Teodósio começou a sua resposta à queima da sinagoga em Calínico se comportando como um imperador pagão o teria feito, ansioso de manter lei e ordem, respeitando os direitos aceitos dos judeus.Ambrósio desafiou o auto-entendimento da sua qualidade de imperador, encarregando-o a comportar-se como imperador cristão, que não deveria mostrar boa vontade aos judeus, ou até equidade simples. Isso era, segundo Ambrósio, inconsistente com Cristandade. O negócio do imperador cristão era garantir o triunfo da verdade (cristã) sobre o erro (judaico). Teodósio capitulou, e a Igreja tinha a última palavra. A separação da Igreja do Judaísmo efetivada teologicamente no Concílio de Nicéiaera agora lei sob os imperadores cristãos, que tomaram os seus conselhos da Igreja. O incidente de Calínico é o símbolo da conquista do anti-semitismo eclesial. A Igreja podia agora manejar, e manejou, para influenciar a legislação imperial num modo danoso para os judeus.
Mas foi justamente em virtude do crescimento do poder do catolicismo que ocorreu a sobrevida ao Império do Oriente já que o do Ocidente passaria a ser dirigido a partir do ano de 476 por povos então chamados de bárbaros
Respondido por AssisHugo04
0
Segundo o estudo de alguns historiadores, ele foi um dos fundadores do catolicismo.

Anna1234567891012: Obgda!!!
paulinha193: por nada *.*
Perguntas interessantes