qual foi a importancia de pericles nas guerras medicas? fazem um resumo bem resumido por favor <3
Soluções para a tarefa
Resposta:
Péricles teve uma influência tão profunda na sociedade ateniense que Tucídides, um historiador contemporâneo seu, o declarou "o primeiro cidadão de Atenas". Péricles transformou a Liga Délia num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso.
Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. Iniciou um ambicioso projeto que construiu a maior parte das estruturas que ainda existem na Acrópole de Atenas (incluindo o Partenon). Este projeto foi responsável por embelezar a cidade, exibir a sua glória e dar emprego à população.[1] Péricles também estimulou a democracia ateniense, a tal ponto que seus críticos o chamaram de populista
Resposta:
Péricles foi um célebre e influente estadista, orador e estratego (general) da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas — mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica. Descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família.Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. O "Partenon", sobre a colina de Acrópole, foi construído durante sua administração. O desenvolvimento econômico, político, intelectual e artístico que Atenas alcançou na época de Péricles, levou o período a ser conhecido como "O Século de Péricles".
Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. Iniciou um ambicioso projeto que construiu a maior parte das estruturas que ainda existem na Acrópole de Atenas (incluindo o Partenon). Este projeto foi responsável por embelezar a cidade, exibir a sua glória e dar emprego à população.[1] Péricles também estimulou a democracia ateniense, a tal ponto que seus críticos o chamaram de populista.
Péricles debelou em seguinda uma revolta em Bizâncio e, ao retornar a Atenas, foi responsável pela oração fúnebre que honrou os soldados mortos na expedição. Entre 438 e 436 a.C., Péricles liderou a frota naval ateniense no Ponto, e estabeleceu relações amistosas com as cidades gregas da região.. Sob o comando de Atenas, a esquadra grega venceu as tropas persas do rei Xerxes na conhecida Batalha de Salamina.Um soldado persa (esquerda) lutando contra um soldado grego (direita) durante as Guerras Médicas: este foi um dos principais fatos históricos ocorridos no Século de Péricles.