História, perguntado por ajenifersyang, 11 meses atrás

qual foi a importância das mulheres para o movimento negro?​

Soluções para a tarefa

Respondido por AcucenaSantos1502
4

Resposta:

Na década de 1970, duas militâncias se destacavam nas lutas pelas minorias: o feminismo e o movimento negro. O feminismo era representado por mulheres brancas de boas condições financeira e de acesso à educação. Nas pautas, buscavam por direitos civis iguais aos dos homens, como o voto e o trabalho, por exemplo.

Em contrapartida, o movimento negro buscava a valorização da raça e igualdade entre negros e brancos. Sendo assim, as ações eram sempre voltadas às oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contra o racismo. O grande problema é que nenhum dos dois movimentos representava 100% as mulheres negras.

No feminismo, haviam as mulheres que viam as negras como servas e inferiores, assim como no movimento negro haviam os machistas e misóginos. Por isso a necessidade de um movimento de mulheres negras que levasse em consideração os desafios de ambas as lutas, em uma visão única e complementar, surgindo assim o feminismo negro.

Explicação:


ajenifersyang: vix é que tem pouco espaço pra colocar isso tudo
AcucenaSantos1502: Bom, de uma uma forma geral, as mulheres não tiveram muita participação no movimento, pois eram consideradas "sexo frágil", não tinham espaço de voz. Porém, durante o mesmo período ocorria o feminismo, mas eis o problema: o feminismo era representando por mulheres brancas, logo, elas não tiveram participação.
AcucenaSantos1502: Já no contexto da mulher negra, ela viu a necessidade de se integrar nas duas lutas o movimento negro e o feminismo, surgindo assim o feminismo negro
Perguntas interessantes