Qual foi a importância da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher frente às desigualdades citadas no texto acima? Quais desafios ainda precisam ser enfrentados?
Soluções para a tarefa
Resposta: Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro; Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie; Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde
Explicação: Neste tópico, nos deteremos ao Pacto pela Vida, especialmente às prioridades relacionadas intimamente à saúde da mulher. O Pacto pela Vida consiste no compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. A definição de prioridades deve ser estabelecida por meio de metas nacionais, estaduais, regionais ou municipais. Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. A temática saúde da mulher se faz presente no Pacto pela Vida, encontrando-se, segundo Brasil (2006), claramente listada no campo das seis prioridades, dentre as quais, destacam-se:
Saúde do Idoso;
Redução da mortalidade infantil e materna;
Promoção da saúde;
Controle do câncer do colo do útero e da mama
Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; Fortalecimento da Atenção Básica
A Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher trouxe e vem trazendo inúmeros benefícios frente às inúmeras desigualdades sociais que existem, principalmente no que diz respeito à prevenção, recuperação e assistência às mulheres brasileiras, diminuindo a taxa de mortalidade feminina. O desafio maior é ampliar este acesso a toda a população feminina que possui necessidade.
Importância do Plano Nacional de Atenção Integrada à Saúde da Mulher
A criação de uma política pública de saúde dedicada à saúde da mulher é muito importante para que o público feminino tenha atenção específica e cuidados essenciais à sua saúde.
Mesmo com a criação do plano e da ampliação de atendimentos, ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito à população de baixa renda.
Nesta população é que as mulheres são ainda mais afetadas, pois, necessitam de visitas domiciliares e acompanhamento, o que nem sempre é possível de ser feito.
Para saber mais sobre a saúde da mulher, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53208972
#SPJ2