Qual foi a importância da criação, em 1834, da união Aduaneira (Zollverein) entre os estados que compunham a confederação germânica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No século XIX, a Confederação Germânica reunia uma série de estados independentes entre as quais se destacavam a Prússia e a Áustria. Do ponto de vista econômico, os prussianos almejavam a organização de um grande parque industrial capaz de formar uma burguesia nacional e modernizar o cenário econômico do país. Com isso, poderiam criar as condições necessárias para reunificar o território alemão e dar fim à hegemonia imposta pelos austro-húngaros.
De fato, o governo prussiano não tinha condições de empreender essa sonhada transformação sem contar com o auxílio de outros estados integrantes da confederação. Por volta da década de 1830, o governo prussiano capitaneou a formação de uma grande zona aduaneira em que os estados alemães pudessem transitar livremente seus produtos industrializados e matérias-primas. Conhecida como Zollverein, esse acordo intensificou as atividades comerciais e o nascimento de indústrias nas regiões participantes
Resposta:Havia 38 alfândegas entre os estados que formavam a Confederação Germânica. A Prússia
propôs a extinção das barreiras alfandegárias, criando-se em 1834 a união aduaneira (em
alemão, Zollverein) que unificou a Confederação em termos econômicos. Foi o primeiro
passo no sentido da unificação política
Explicação: