Filosofia, perguntado por MaluUliana, 1 ano atrás

Qual foi a ideia que Platão e Aristoteles tinha sobre a democracia?

Soluções para a tarefa

Respondido por DannyTressmann
0

Platão

Segundo Platão, devido à necessidade do homem de viver em sociedade, e de uns precisarem dos outros, forma-se o Estado. Nele tudo gira em torno do coletivo, pois a propriedade privada traz conflitos que podem levá-lo a falência, como por exemplo, alguém que possui riqueza exagerada causa inveja aos que não possuem, iniciando conflitos entre os cidadãos.

O Estado descrito por Platão é um Estado Ideal tal como deveria ser de acordo com a sua própria concepção do homem e do mundo, isto é, deu a idéia do Estado. Esse estado seria regido pela ética. Não era, como afirmavam alguns interpretes, um Estado ditatorial e sim de bem comum.

Para Platão o estado real tende a ser corrupto porque o interesse particular sobressai ao público. Tal corrupção é gerada pelo egoísmo. Buscando uma solução, ele apresentou uma que dizia que era necessário dissolver a família. As crianças deveriam ser retiradas de suas casas, pois era dentro dela que se tinha noção do particular que favorecia o egoísmo. Essas crianças seriam educadas por filósofos. Platão defende uma relação entre o estado e a educação, onde esta tem uma função esclarecedora. Para ele, o homem que se distancia das normas da justiça é considerado desonroso. A justiça é um direito anterior a todos os outros direitos, ela precede a política, os males do mundo só terão fim com o retorno do homem justo.

-Aristóteles

Aristóteles escreveu vários tratados políticos, entre eles um intitulado Sobre a Monarquia e um outro denominado A retórica a Alexandre, que fez por encomenda dirigido ao príncipe Alexandre da Macedônia, que mais tarde viria a ser o conquistador da Ásia, obras que se perderam. O sábio classificou a política como pertencente "às ciências práticas", aquelas que nos ajudam a agir visando a felicidade e o bem-estar dos homens e, portanto, merecedora de um estudo especial. Entre suas várias lições esotéricas, visando o público interno, os alunos que freqüentavam o Liceu, encontram-se um conjunto de apostilas juntadas em livro, intitulado Politéia (Política), onde ele expôs detalhadamente a diversidade dos regimes políticos da sua época. Entre os quais as suas impressões sobre a democracia. É um tratado que conseguiu resistir a 2.300 anos de história, sendo fonte permanente de referências e leitura obrigatória para os que se lançam no fascinante campo da teoria política.

Perguntas interessantes