Qual foi a estratégia utilizada por Cranach para instigar no espectador a comparação entre a postura de Jesus e a do papa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O artista compara Jesus e o papa em situações semelhantes, mas com posturas bastante diversas. Na primeira imagem, Jesus, com trajes simples, tem ao seu redor pessoas também vestidas com simplicidade, é representado ajoelhado, lavando e beijando os pés daqueles que estão próximos a ele. Na segunda imagem, o papa, com trajes sofisticados e coroa, sentado num trono com adornos e rodeado de pessoas com trajes distintos, inclusive algumas que sugerem ser membros do alto clero, tem os seus pés beijados.
A estratégia utilizada por Cranach para instigar no espectador a comparação entre a postura de Jesus e a do Papa foi comparar o tratamento que ambos recebiam e davam para com o próximo.
Para observarmos com maior claridade, podemos ver pelo título das obras.
- O título na qual representa Jesus: "o Senhor lavou os pés de seus discípulos.".
- O título na qual representa o Papa: "Você tem que beijar o pé do Papa.".
Na primeira pintura, vemos Jesus Cristo em trajes simples, cuidando de um discípulo velho, que apresenta uma aparência derrotada e cansada. Jesus se encontra lavando os pés do discípulo e aparenta estar beijando -os dele também.
Na segunda pintura, vemos o Papa em trajes finos e com sua coroa, provavelmente feita de ouro, sentado em um trono acima dos outros, com o dedo erguido para os demais como se estivesse obrigando a fila de homens, que está atrás do que já está ajoelhado, a beijar seus pés.
Amigo próximo de Martinho Lutero, Cranach foi um grande pintor alemão, um dos principais nomes da Reforma Protestante,, o pintor fez várias obras retratando seu descontentamento com a postura da Igreja.
Assim como os protestantes pensavam, Lucas Cranach também acreditava que as falas da Igreja estavam muito longe de suas práticas, e do que Jesus representava.
Saiba mais sobre "Lucas Cranach" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22111060