Qual foi a crítica elaborada por Aristóteles a proposta de filosofia política de Platão?
Soluções para a tarefa
Platão concebeu um modelo aristocrático de poder e o poder será dos melhores. O Estado origina-se e justifica-se pelo fato de que, sozinho ninguém pode ser suficiente ou bastar-se, porém o Estado permitiria que somente os que se distinguissem pela saúde, inteligência e beleza pudessem procriar.
Cabe ao Estado o dever de dar educação, garantindo que todos cresçam isentos de fraquezas, mau exemplo ou costumes debilitantes. Para que o Estado exista em plenitude e o cidadão seja feliz é preciso que haja obediência às leis.
Obedecer à lei é inabalável, inexorável: se a obediência não for possível pela persuasão e pelo consentimento livre e racional, que sejam usados métodos de força: prisão, exílio e mesmo a morte.
A política aristotélica é fundamentalmente ligada à moral e à ética e o estado tem como fim a virtude, isto é, deve prover a formação moral dos cidadãos e os meios para isso.
Sendo homem "por natureza animal político", isto é, nele é inata a tendência a viver em sociedade com os próprios semelhantes, não só porque tem necessidade dos outros para a sua conservação, mas também porque não poderia ser virtuoso sem as leis e a educação. A sociedade não é, pois, uma formação artificial, mas uma necessidade natural.
Concluímos que para Platão a democracia não é adequada, já que não deve haver igualdade no direito ao poder, pois somente os mais aptos têm esse direito, abolindo-se a propriedade e a família, onde os interesses ou ideais pessoais, são descartados.
Aristóteles defende o estado democrático-intelectual, onde a melhor forma de governo deve ser relativa e adequada às situações históricas, às circunstâncias de um determinado povo. A condição indispensável para uma boa constituição é que o fim da atividade estatal deve ser o bem comum e não a vantagem de quem governa despoticamente.
Bons estudos!