Qual foi a contribuição do trabalho de Ampére ao estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo Ampère, um fio com corrente elétrica cria um campo magnético na região ao seu redor. Outro fio, neste campo, fica sujeito à ação de uma força magnética se nele se estabelecer uma corrente elétrica. Desse modo, Ampère demonstrava não ser necessária a presença de ímãs e bússolas para se observar a atração ou a repulsão magnética
Explicação:
Ampère explicou a existência dos ímãs permanentes introduzindo a ideia de que o magnetismo dos ímãs permanentes é produzido por uma pequena corrente no nível molecular.
A contribuição de Ampére para o estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Em 1826 André-Marie Ampère publicou "A teoria matemática dos fenômenos eletrodinâmicos deduzidos exclusivamente da experiência", um livro no qual afirma que "o magnetismo é a eletricidade em movimento" e que os fenômenos magnéticos dependem apenas da existência e movimento de cargas elétricas.
Ampère explicou a existência dos ímãs permanentes introduzindo a ideia de que o magnetismo dos ímãs permanentes é produzido por uma pequena corrente no nível molecular que ele chamou de molécula eletrodinâmica e cujo resultado é uma corrente de superfície, a corrente amperiana, semelhante à corrente real que circula através de um solenóide.
Assim, todos os efeitos magnéticos são devidos ao movimento de cargas elétricas, tanto no nível macroscópico quanto no microscópico. O ampère, unidade de intensidade da corrente elétrica, uma das unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades, é nomeado em sua homenagem.
Você pode ler mais sobre eletromagnetismo no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/7770552
#SPJ2