Administração, perguntado por alessandrosilva2084, 1 ano atrás

qual foi a contribuição de fayol na administração

Soluções para a tarefa

Respondido por josecpereirap6pn5z
1

A evolução da administração moderna começou nas últimas décadas do século XIX, depois que a Revolução Industrial alastrou-se pela Europa e América. No novo clima econômico, gerentes de todos os tipos de organizações – políticas, educacionais e econômicas – estavam tentando, cada vez mais, encontrar meios melhores de satisfazer às necessidades dos clientes. Muitas mudanças econômicas, técnicas e culturais importantes estavam acontecendo nessa época. A introdução da energia a vapor e o desenvolvimento de maquinário e equipamentos complexos mudou a maneira como os bens eram produzidos, particularmente nas indústrias de fiação e tecelagem. Pequenas oficinas dirigidas por trabalhadores qualificados que produziam produtos fabricados à mão (um sistema chamado produção artesanal) estavam sendo substituídas por grandes fábricas em que máquinas complexas controladas por centenas e até milhares de trabalhadores não qualificados ou semiqualificados fabricavam os produtos. Por exemplo, o algodão cru e a lã, que no passado eram fiados na roca por famílias ou por vilas inteiras que trabalhavam juntas, agora eram enviados para as fábricas, onde os trabalhadores operavam máquinas que fiavam e teciam grandes quantidades de fio e tecido. (JONES & GEORGE, 2008)

Os proprietários e gerentes das novas fábricas estavam despreparados para os desafios que acompanhavam a mudança da produção artesanal em pequena escala para a produção mecanizada em grande escala. Além disso, muitos gerentes e supervisores nessas oficinas e fábricas eram engenheiros que tinham apenas uma orientação técnica. Eles estavam despreparados para os problemas sociais que ocorriam quando as pessoas trabalhavam juntas em grandes grupos em uma fábrica ou sistema de oficina. Os gerentes começaram a buscar novas técnicas de gerenciar os recursos de suas organizações, e logo começaram a concentrar-se nas maneiras de aumentar a eficiência da combinação tarefa trabalhador. (JONES & GEORGE, 2008)

Na busca para entender do porquê as fábricas com suas máquinas eram mais produtivas que as operações de produção mais antigas (sistema artesanal), alguns teóricos da administração buscaram identificar as vantagens desse novo sistema de produção. "Adam Smith, economista famoso, viajou pela Inglaterra do século XVIII estudando os efeitos da revolução industrial. Em um estudo de fábricas que produziam vários alfinetes ou pregos, Smith identificou dois métodos diferentes de manufatura. O primeiro era semelhante à produção em estilo artesanal, sendo cada trabalhador responsável por todas as 18 tarefas envolvidas na produção de um alfinete. No outro, cada trabalhador desempenhava apenas uma ou algumas das 18 tarefas que faziam parte da fabricação de um alfinete". (JONES & GEORGE, 2008)


Perguntas interessantes