Qual foi a contribuição africana para a língua portuguesa ?
Soluções para a tarefa
A África pode ser considerada o continente da diversidade linguística considerando a dinamicidade das línguas, haja vista que percentualmente ocorrem menos processos de substituição, sendo aproximadamente 20 % em contraste com os 50 % globais. Outro aspecto importante é que, enquanto em outras regiões do mundo as línguas que se extinguem são substituídas por línguas europeias, em África são outras línguas africanas que vêm ocupar o espaço das subordinadas, por exemplo:suaíli, wolof, haussa, fulani, xixona.
Pelo mundo todo foram difundidas palavras derivadas das línguas africanas. No Brasil, esse processo de aquisição de palavras e da cultura afro se deu pela presença da mão-de-obra africana, e escrava, por quase quatro séculos no final do século XVIII (1789).
Em relação a essas palavras de origem africana, observa-se que elas têm caráter mais informal e, sabe-se que sua disseminação deu-se por meio da oralidade, por isso ocupam mais lugar na fala que na escrita. Vieram negros de praticamente toda a África, mas deles destacam-se dois grandes grupos: o guineano-sudanês e o banto. Esses povos falavam muitas línguas, das quais quatro exerceram razoável influência na Língua Portuguesa. Do primeiro grupo, podemos mencionar o iorubá ou nagô (Nigéria) e o eue ou jeje (Benim). Do segundo, o quimbundo (Angola) e o quicongo (Congo).