Geografia, perguntado por rafajesusoliveira71, 10 meses atrás

Qual foi a consequência da criação da UDR?

Soluções para a tarefa

Respondido por comcaradesonga96
0

A União Democrática Ruralista (UDR) se apresenta como uma entidade associativa brasileira que reúne grandes proprietários rurais e tem como objetivo declarado "a preservação do direito de propriedade e a manutenção da ordem e respeito às leis do País".[1] Sua atuação política expressa a patronal rural conservadora se posicionando contra a reforma agrária iniciada no Brasil durante a transição democrática dos anos 1980, após o último período de governos militares [2].

A UDR tem funcionado como um grupo de pressão no Congresso Nacional, para impedir a aprovação de projetos de lei a favor da reforma agrária[1] e atua por meio da Frente Parlamentar da Agropecuária. No campo ela exerce pressão sobre o poder judiciário e executivo nas regiões onde existem mais conflitos pela propriedade da terra, não raro envolvendo grandes áreas de terras devolutas ocupadas majoritariamente por atividades agropecuárias.

Atualmente, a entidade tem sua sede em Brasília, e seu atual presidente é o agropecuarista Luiz Antonio Nabhan Garcia, [1] atuante na região do Pontal do Paranapanema,[3] no oeste do Estado de São Paulo, e na região de fronteira agrícola de Sorriso, no Estado do Mato Grosso. Garcia também preside a seção paulista da UDR.

E só dar um resumo :)

Respondido por lek0s0
0

Basicamente a UDR era contra a reforma agrária e a favor da proteção da propriedade privada. A sua consolidação e influência serviu para aumentar as desigualdades sociais no âmbito agrário e rural, fazendo com que a segregação impossibilitasse a inserção das camadas mais baixas da sociedade no debate a cerca da reforma agrária. Seu legado foi, de certa forma, negativo para aqueles agricultores que buscavam melhores condições de vida e beneficiou os grandes latifundiários do sistema.

Perguntas interessantes